A Apple introduziu primeiro o iOS 9 na conferência de Junho da WWDC, mas só há um mês se pôde começar a experimentar o novo sistema operacional na versão beta.

Esta quarta-feira, 10, a Apple anunciou que o iOS 9 estará disponível para o público em geral na quarta-feira, 16 de Setembro, como uma actualização gratuita para utilizadores de iPhone, iPad e iPod touch. O Siri apresenta um completo novo design, lembretes contextuais com base no tempo e localização e novas formas de pesquisa de fotos e vídeos. A opção das pesquisas apresenta resultados mais relevantes de mais categorias, incluindo resultados desportivos e horários, cálculos matemáticos simples e condições climatéricas.

Além disso, iOS 9 oferece recursos de multi-tarefas projectados especificamente para iPad, que te permite fazer muito mais coisas: o Slide Over permite-te trabalhar simultaneamente numa segunda aplicação, sem saíres daquela em que estás; o Split View permite-te ver e interagir com duas aplicações ao mesmo tempo; o Picture-in-Picture permite-te continuar um vídeo ou chamada FaceTime enquanto usas as tuas aplicações favoritas; e teclar é mais fácil e rápido com o renovado Shortcut Bar.

A aplicação Notes completamente renovada inclui a capacidade de desenhar um rápido esboço usando o teu dedo, cria facilmente checklists, para controlares as tuas tarefas ou transforma rapidamente uma imagem/foto numa nota. Além disso, a aplicação Maps adiciona suporte para sistemas de transporte metropolitano, como horários e entradas e saídas de estações de metro, que podem ser precisamente mapeadas.

iOS 9 estará disponível na próxima quarta-feira, 16 de Setembro como uma actualização de software gratuita para as gamas: iPhone 4s e mais recentes, a 5a geração do iPod touch e mais recentes, iPad 2 e mais recentes e iPad mini e mais recentes.