Alguma vez paraste para pensar por que é que os homens têm mamilos? Qual será a função destes no corpo masculino? É difícil de responder, mas vamos contar-te o que conseguimos apurar.

Os mamilos relembram-nos que o género é algo que não é muito especifico, especialmente no útero materno. Independentemente do sexo, todos começamos como uma mulher, no útero.

mamilos
Nas primeiras semanas, um embrião em desenvolvimento segue um “modelo feminino”, desde os orgãos reprodutores aos mamilos. Apenas após 60 dias é que a hormona testosterona começa a entrar em ação (para os que serão futuros homens, os que apresentam o cromossoma Y), alterando a actividade genética das células nos genitais e no cérebro. Mas até lá, essas papilas mamarias não vão a lado nenhum.

Assim, sabemos já o porquê de os termos, mas a verdadeira questão é: Por que é que os mamilos masculinos vêm equipados com nervos e vasos sanguíneos? Em muitos mamíferos a formação dos mamilos é atrofiada por hormonas, mas não é o caso dos humanos.

Será que os homens pré-históricos amamentavam os seus filhotes? A falta de evidencias sugerem que não. Mas a verdade é que a selecção natural não os elimina.