Após o assalto anti-clímax, mas recorde, entre Mayweather e Pacquiao, o Filipino pode ter agora na sua mira Amir Khan para um próximo combate. O rapaz de Bolton está aberto a expectativas, alegando que o seu manager e o de Pacquiao estão “em negociações” para organizar um combate em 2016. Mas como iria ser uma luta destas? Ponderámos vários factores para que possas tirar as tuas conclusões.

Pacquiao

Peso

A média da divisão de Pacquiao ronda os 66,7 Kg, pesos-médios, enquanto Khan, como peso-leve, ronda os 63,5 Kg. Isto é o suficiente para fazer uma diferença significante no dia do combate: enquanto que muitas pessoas assumem que os lutadores mais pesados batem com mais força, um estudo da Universidade de John Moores, em Liverpool, concluiu que os pugilistas têm por norma como objectivo competir com o menor peso possível, na crença de que isso lhes proporciona uma vantagem competitiva. Embora ambos os lutadores se tenham especializado no poder de perfuração, em ritmo acelerado, o Khan é mais leve e pode ser mais rápido

1429559480-amir-khan

Altura

Khan é mais alto do que Pacquiao em 10 cm — dando a este vantagem de alcance. Contudo, esta capacidade de manter Pacquiao á margem pode ser uma desvantagem. “Se um lutador baixo consegue intervalar com o movimento eficaz de cabeça, os membros compridos de um lutador alto tornam-se um inconveniente  quando estes pretendem gerar energia de perto”, explica Rogan Allport um treinador com um histórico extensivo de combates. Pacquiao é certamente rápido o suficiente para ficar sob as defesas de Khan, embora a sua luta com Mayweather provou que algumas das suas defesas podem ser quebradas.

351888-manny-pacquiao-700

Estilo 

Ambos os lutadores apresentam um estilo idêntico: rápidos, movimentos explosivos combinados com rajadas de socos para arrombar os seus inimigos. Como tal, é difícil dizer quem ganhará a melhor: contudo Khan tem muitos menos combates, a seu relação de vitórias e perdas fora ligeiramente superior á do Pacquiao. Inconcludente: tudo depende de quem é o melhor pugilista.

Treino 

Amir Khan disse-nos que pratica 24 a 30 horas de exercício por semana, no auge dos seus treinos. Os treinos de núcleo focado e acelerado de Pacquiao é a fonte de todo o seu poder; Contudo, Khan, adopta uma estratégia diferente para dar energia ás pernas para o combate — corridas em longas descidas, usando grandes declives para gerar performances explosivas.

64-inside-boxing-gt

Suporte 

Khan terá a maioria do público Britânico a seu favor, num combate destes. Mas isso não é nada comparado com os seguidores Filipinos de Pacquiao, onde a taxa de criminalidade realmente cai, quando este se encontra em combates. Com o Journal of Applied Sport Psychology a identificar a correlação positiva entre suporte social e melhor performance, os fãs mais queridos de Pacquiao dão-lhe uma vantagem inatingível em qualquer altura.