A tua mãe sempre te ralhou para fazeres a cama. Agora a tua mulher está sempre a dizer-te a mesma coisa, que nunca fazes a cama e que ela tem sempre de fazer tudo. Agora já tens como lhe responder. Parece que elas estão erradas — é na realidade melhor para nós e para a nossa saúde no geral, não fazer a cama. Porquê? Vamos explicar.

Solvis-room-by-Justine-Hand-unmade-bed

Os poderoso ácaros. Na realidade, não são os ácaros de todo. Estes pequenos insectos microscópicos estão soltos na tua cama. De facto, a média destes seres microscópicos que podes encontrar na tua cama, são cerca de 1.5 milhões. Os ácaros alimentam-se de escamas de pele humana, daí eles gostarem de residir nos nossos lençóis e cama. Os agentes alérgicos que produzem (que na realidade são excreções de ácaro) são facilmente inaladas durante o sono e são as principais causas de doenças como a asma. Eles não ajudam propriamente a alergias associadas ao pó.

Rust Mite
Rust Mite

Assim, quando suamos e rolamos muito na cama durante a noite, a nossa pele vai escamando e caindo por todos os lugares da cama e os lençóis fornecem amortecimento, os ácaros fazem a festa. De manhã, se puxarmos os lençóis para cima e fizermos de imediato a cama, os ácaros, escama de pele, o suor, ficam presos na cama.

Mas, se não fizermos a cama, tudo isto será exposto ao ar fresco e luz.
“Sabemos que os ácaros só sobrevivem absorvendo água da atmosfera, usando apenas glândulas do lado de fora do corpo deles,” disse o Dr. Stephen Pretlove da Universidade de Kingston. “Algo tão simples como deixar a cama por fazer durante o dia, ajuda a remover a humidade dos lençóis e colchão, para desidratar os ácaros e levar á eventual morte destes.”

unmade-bed

Peritos recomendam deixar a cama desfeita durante o dia — sim, durante o dia todo — e voltar a fazê-la (se quiseres) quando chegas a casa ao fim do dia. Outra opção é, quem tem aquelas colchas com uma capa-lençol, estender esta (no interior ou exterior) e á noite voltar a colocá-la na cama. Assim, muitos dos ácaros irão morrer, uma sacudidela ajuda a removê-los depois.