O cancro é uma doença que aparece quando menos se espera. Mas muitas vezes há pequenos sinais que são ignorados, mas que quando identificados a tempo podem ajudar no tratamento atempado e eficaz. Veja os oito sintomas revelados pelo site WebMD.

1. Problemas quando urina
À medida que a idade avança, muitos homens têm vários problemas quando urinam. Por exemplo, costumam ir mais vezes à casa de banho, especialmente durante a noite; precisam de urinar urgentemente e com frequência; entre outras questões.
O aumento do volume da próstata pode estar na origem destes sintomas, mas também podem ser sinais de cancro da próstata. Para ter a certeza, consulte um especialista.

2. Alterações nos testículos
Esteja atento a quaisquer alterações nos testículos, em especial algum caroço ou peso fora do normal. “Ao contrário do cancro da próstata, que cresce lentamente, o cancro testicular pode aparecer do ‘dia para a noite’”, explica o médico urologista Herbert Lepor. Fale com o seu médico para ter a certeza do que passa.

3. Alterações mamárias
O cancro da mama está muito associado às mulheres, mas os homens também podem ter este problema oncológico. “1% de todos cancros da mama ocorrem com os homens, mas são diagnosticados muito mais tarde”, explica a oncologista Marleen Meyers. Não arrisque e, caso descubra algum caroço, fale com um médico.

4. Dificuldade em engolir
São muitas as razões para as pessoas terem dificuldade em engolir os alimentos, como, por exemplo, estar com a garganta inflamada devido a uma gripe. Só deverá preocupar-se se este problema ocorrer regularmente ou se, ao mesmo tempo, vomitar ou perder peso. Nessa altura, deve ir ao médico, pois este pode querer confirmar que não é um sintoma de cancro no estômago ou na garganta.

5. Febre
A febre não necessariamente um mau sinal. Significa que o corpo está a combater alguma infecção. Mas se esta persiste e não tiver uma causa aparente, o melhor é consultar o médico. Leucemia ou outros cancros relacionados com o sangue podem ser a causa.

6. Fadiga
Vários tipos de cancro causam uma fadiga anormal que nunca desaparece por mais que descanse. É diferente do tipo de cansaço que sente depois de uma semana intensa de trabalho. Se se sente cansado ao ponto de isso afectar o seu dia-a-dia, consulte um médico.

7. Tosse
Tossir para um não fumador raramente é sinal de cancro. No máximo dura entre três a quatro semanas. Se não passar, sentir falta de ar ou sangrar é sinal de que algo não está bem.

8. Perda de peso
Se está a perder peso sem mudar de dieta ou fazer exercício físico, pode ser consequência de stress ou problemas de tiróide. Mas perder uma grande quantidade de peso em pouco tempo, não de todo normal. Consulte o seu médico.