Relativamente aos teus pulmões

O problema: Estar sentado faz com que a tua capacidade pulmonar reduza para um terço do normal, de forma que contas com menos oxigénio e em consequência, a tua capacidade de concentração diminui sempre que estás sentado no sofá.

A solução: senta-te numa cadeira e coloca uma almofada á altura da região lombar, porque esta posição ajuda a ampliar os pulmões.

sobre_tu_vientre_549_620x

Sobre o teu cérebro

O problema: Convertes-te num zombie. Um grupo de investigadores de Brigham e Women’s Hospital, em Boston, Massachusetts, descobriram recentemente que uma atração típica frente a uma fonte de luz fluorescente (digamos umas quatro horas) antes de ires dormir tem como consequência imediata, dificuldade em conciliares o sono e quando o consegues, terás menos sono em fase MOR e no dia seguinte, vais sentir-te sonolento, mesmo que cumpras as oito horas de descanso. O culpado é a luz azul que os aparelhos televisivos emitem, porque inibe a libertação de melatonina, a hormona que permite conciliar o sono.

A solução: limita a quantidade de tempo que passas em frente á TV depois do trabalho, no máximo, três horas.

Relativamente ao coração

O problema: O teu coração desejará pulsar antes do que devia. De acordo com um estudo realizado na Austrália, onde se analisaram os registos nacionais de saúde, em média a cada hora que passas frente á TV, depois dos 25 anos de idade, reduz a tua expectativa de vida em cerca de 22 minutos.

A solução: As investigações encontraram um risco de mortalidade mínimo no caso das pessoas que vêm TV menos de uma hora por dia, assim que escolhes um programa que valha a pena ver de verdade, de preferência que tenha um pouco de esforço mental (como Black Mirror), porque é mais fiável que necessites de um pouco de tempo antes de veres o seguinte episódio.

sobre_tu_vientre_549_620x

Sobre os teus quadriceps 

O problema: Os teus músculos começam a amolecer. As pessoas que dizem ver televisão muito “frequentemente” tem uma propensão 40% maior, do que aqueles que não assistem televisão, de se exercitarem menos de uma hora por semana, de acordo com os resultados de um estudo efectuado ao largo de seis anos e no qual participaram 15,000 adultos.

A solução: recorre ao Game of Thrones como motivação: um estudo levado a cabo pela Universidade Estatal de Boise, em Idaho, ver uma pessoa com um físico atlético no ecrã, vai fazer-te querer parecer como essa pessoa.

Relativamente ao teu ventre

O problema: ver TV em excesso faz-te aumentar o peso. Um estudo com duração de seis anos, feito nos EUA, demonstrou que por cada duas horas que passas em frente á TV por dia, é 23% mais provável que chegues a ser obeso (e 14% mais provável que desenvolvas diabetes).

A solução: Evita os programas sobre comidas. Há estudos que demonstram (e há uma lógica nisso) que ver comidas deliciosas pode provocar desejos de comer aquilo que tens á mão.

sobre_tus_cuadriceps_756_620x

Sobre a tua coluna

O problema: estar sentado faz com que a tua coluna adopte uma forma curva, em ‘C’ e manter essa postura durante muito tempo pode provocar músculos tensos e doloridos, assim como orgãos esmagados.

A solução: compra uma poltrona reclinável, porque assim a tua coluna mantém a sua forma em ’S’, que é o normal e mais saudável, já que essa é a forma que ela tem quando estás de pé, diz Galen Cranz, perita em posturologia  e professora na Universidade da California.