No passado Domingo, dia 20 de Setembro, foi estreado, no estádio do Dragão, no Porto, durante o clássico entre o F.C. Porto e o S.L. Benfica, uma nova tecnologia da Samsung — uns óculos de realidade virtual, os Gear VR, que associado a um dos smartphones da marca, Galaxy 6S e a cinco multicâmaras permitiram que se assistisse ao jogo em directo, como se fosse um jogador de campo.

Este projecto tem como objectivo “criar uma nova forma de se assistir a conteúdos em directo”. A iniciativa pertenceu á Samsung, á Liga Portuguesa de Futebol, á empresa de telecomunicações NOS e ao canal televisivo de desporto Sport TV disponível também em Angola na ZAP. “Foi a primeira transmissão multicâmaras ao vivo, de um jogo de futebol, realizado em todo o mundo, em que o utilizador pode escolher o ângulo em que deseja ver a partida,” explicou Frederico Paiva, director de negócios da Samsung Portugal.
header-desktop

A transmissão em realidade virtual das imagens recolhidas pelas câmaras para o Samsung Gear VR foi assegurada pela NOS, que utiliza fibra óptica a 1 Gbps e uma rede 4G de 300 Mbps, para garantir que os conteúdos chegavam aos dispositivos com a rapidez e qualidade necessária para permitir uma transmissão em directo.

As redes em questão foram instaladas temporariamente pela operadora para esta experiência. “Graças á tecnologia, com rotação 360º graus e qualidade de visualização cinematográfica, foi possível assistir ao jogo em campo. A grande vantagem é que o utilizador pode escolher o local onde quer ver o jogo,” explica o responsável da Samsung. Esta transmissão multicâmaras permite ver, em tempo real e em primeira mão, toda a ação no relvado no momento em que acontece, sem estar no estádio.