O antes e o depois do treino é sempre um momento de dúvida. Tantas são as teorias e as certezas científicas acerca do treino que são ainda maiores as dúvidas que surgem. O Noticias ao Minuto, avanças com o estudo da FOX News, que alguns destes mitos de certezas sobrevivem passando de boca em boca (e quem conta um conto, acrescenta um ponto).

tumblr_nuvibvOJWn1s1bdg8o4_400

Mas os principais mitos estão relacionais com o pós-treino e há quatro que precisam de ser desmistificados o quanto antes.

O primeiro, diz a publicação, refere-se à ingestão de bebidas alcoólicas depois do treino. Se é dos que acredita que beber cerveja depois de treinar vai fazer com que fique desidratado, está enganado. Diz um estudo publicado que Journal of the International Society of Sports Nutrition que beber a mesma quantidade de água ou de cerveja depois de uma hora de corrida oferece os mesmos níveis de hidratação. Contudo, se a preocupação é manter ou perder o peso, a água é a escolha mais indicada.

tumblr_nuvibvOJWn1s1bdg8o1_400

Um outro mito relacionado com o pós-treino diz que as bebidas energéticas são melhores do que a água para hidratar. Mas lá está, é apenas mais um mito: as bebidas energéticas não fazem nada do que a água faz a nível de hidratação e ainda fornecem doses elevadas de açúcar.

No que toca aos alongamentos, diz a sabedoria popular que os alongamentos devem ser feitos antes e não depois do treino. Mas está redondamente enganada, até porque um estudo publicado em 2004 diz que aquecer antes de correr, andar de bicicleta ou nadar não previne o aparecimento de lesões.

E, como não poderia deixar de ser, os mitos em torno do pós-treino incluem, claro, a alimentação. Diz-se que a ingestão de proteína uma hora depois de treinar é fundamental mas, na verdade, não é bem assim. O consumo de proteína pode ser feito até 48 horas depois, como revela um estudo da Universidade de McMaster .