Ajuda-te a melhorar a respiração: 

Levas apenas alguns minutos para encontrares o teu próprio ritmo com este instrumento e na segunda ou terceira sessão, já sentirás que o dominas. Se praticares de maneira regular, irás desenvolver a tua capacidade cardio-respiratória e o desgaste calórico pode chegar a ser até três vezes superior ao de uma corrida. Porém, sê prudente: embora encontres rapidamente o teu ritmo ideal de salto á corda, o melhor é começares pouco a pouco: cinco minutos da primeira vez, alternando dez segundos de salto com 20 segundos de recuperação e vê aumentar o teu tempo. Em duas semanas deves poder saltar 20 minutos á corda e inverter a relação exercício-tempo de recuperação.

razones_por_la_que_es_bueno_saltar_la_cuerda_3886_620x413

Melhora a circulação:

A sucessão de contrações e relaxamentos do sistema válvulo-muscular impede a congestão venosa (causadora de varizes, entre outras coisas) e favorece a circulação adequada. Para optimizar os benefícios que o saltar á corda tem na saúde, procura alongar os gémeos antes de começar a saltar: coloca a parte dianteira do pé no primeiro degrau de uma escada com os calcanhares no ar. Vai baixando pouco a pouco, sem flexionar os joelhos e baixa até onde te seja possível, elevando depois os dedos face aos calcanhares.

Os teus músculos vão agradecer-te: 

Do ponto de vista estritamente muscular, saltar á corda necessita menos massa muscular do que a natação, bicicleta ou corrida. Mas isso não é tão importante porque o saltar á corda é, sobre tudo, um exercício de apoio para outras disciplinas — especialmente desportos de combate — pois ajuda a desenvolver a coordenação, o equilíbrio, o salto vertical, a concentração, a hipertrofia muscular e o alongamento da coluna vertebral.

porque_mejora_la_circulacion_9396_620x

Alimentos como combustível:

O teu corpo necessita de combustível no momento de saltares á corda e é precisamente aqui que fazem presença os carboidratos, que são os responsáveis por fazer os músculos trabalharem bem. Por esta razão é vital consumir um lanche saudável uma ou duas horas antes de começares a saltar, para que a tua energia, residência, força e massa muscular aumentem. Opta por uma comida que contenha cerca de 20 a 30 gramas de carboidratos e 15 a 20 gramas de proteína.