O Facebook revelou esta quarta-feira 30 de setembro uma alteração ao perfil dos utilizadores, com novas funcionalidades, das quais se destaca a possibilidade de usar um pequeno vídeo, em loop, como foto de perfil. Ou seja, será quase um gif que permite que a imagem de perfil seja em movimento. Para já a novidade está em testes, mas o Facebook promete que esteja pronta “em breve”
Enquanto que o feed de notícias e o mural dos utilizadores têm recebido várias alterações, o perfil de cada pessoa tem-se mantido mais ou menos inalterado, quer seja no ecrã de um computador ou num dispositivo móvel. os estudos da empresa mostram que os utilizadores passam, em média, 145 horas por mês na app do Facebook, pelo que a aposta será, principalmente, nos smartphones.
O perfil passa a ter a foto mais centrada, maior e podem ser utilizados os famosos emojis, logo acima de uma selecção (opcional) de fotos. Com mais destaque surge uma área sobre os amigos em comum com outra pessoa. Um porta-voz da empresa explica que “esta é uma área que os utilizadores querem ver quando visitam o perfil de um novo amigo”.

Quanto ao pequeno vídeo em loop, será visível por todos que visitem o perfil. Ainda nas fotos de perfil, vai haver filtros temporários como o que a rede social criou para o Celebrate Pride.
01-video_gifs_final_opt3_large-2