Lavas-te pela manhã, para ires para o trabalho fresco e limpo? Ou esperas pela noite para te esfregares e relaxares antes de ires dormir? Ao que parece – dependendo da tua personalidade e particularidades do teu corpo – existe uma boa e uma má hora para ir para o chuveiro.

O Greatist, um site de incentivo a escolhas de vida saudáveis, falou com vários profissionais em Psicologia, Terapia do sono e Dermatologia para produzir um guia para quando deves tomar banho. Uma resposta rápida? Depende (desculpa), mas existem realmente boas e más alturas durante o dia para te lavares dependendo das tuas particularidades.

Para começar, o banho da manhã. Segundo Shelly Carson, PhD, tomar banho após acordar é a melhor maneira para que a tua criatividade esteja no seu melhor. Se tens prazos e projectos para terminar, esta é a melhor opção para ti. Tudo se resume àquilo que chamamos de período de incubação: o tempo entre um problema surgir e o momento em que se encontra a solução.

giphy

via GIPHY

Quando vamos para o chuveiro, o cérebro entra num estado de relaxamento similar ao que acontece ao meditar ou após actividade aeróbica. Quando estás neste estado, o teu processo cognitivo relaxa permitindo que ideias fervilhem na tua cabeça.

Por outro lado, se o teu objectivo é relaxar à noite, os banhos à noite são o caminho a seguir. Segundo Christopher Winter, Dr. e participante no American Academy Sleep Medicine, o rápido arrefecimento após teres saído do chuveiro induz, por si só, o sono, enquanto o banho em si reduz os níveis de cortisol. Os banhos à noite também são bons se queres manter a tua pele limpa, com a maior parte da produção de óleo das pessoas a atingir o pico à 1h da tarde.

A conclusão? Deves tomar banho de acordo com os teus objectivos. E nas alturas de maior calor, talvez até tomar banho ao deitar e acordar (atenção à conta da água, claro).