Ferrari em edição especial F12tdf

O Tour de France para automóveis foi uma prova mítica que durante as décadas de 1950 e 60 foi dominado pela Ferrari, com nove vitórias a cargo do 250 GTO. Agora o fabricante transalpino prestou a sua homenagem a esta histórica competição, anunciando a série especial limitada F12tdf com 780CV, que foi desenvolvida a partir do F12 Berlinetta. De acordo com a marca, este superdesportivo será “a derradeira expressão do conceito de um modelo de estrada levado ao extremo que se sente igualmente em casa quando está nas pistas”.
Limitado a apenas 799 exemplares, o F12tdf é anunciado como um concentrado de inovações tecnológicas, demonstrando os mais recentes avanços da marca fundada por Enzo Ferrari em áreas como a aerodinâmica, motor e dinâmica de condução. Por isso mesmo, é referido no comunicado de apresentação deste modelo que “em termos de aceleração, aderência e agilidade, o novo Berlinetta não fica em segundo para ninguém”. Fazendo uso do mesmo motor atmosférico V12 da versão “base” do F12, de onde extraí 780CV (+40CV) e 705Nm (+15Nm), este superdesportivo consegue acelerar até aos 100km/h em 2,9 segundos e ultrapassar a fasquia dos 200km/h em 7,9 segundos, cumprindo uma volta a Fiorano num impressionante tempo de 1minuto e 21 segundos.
Entre as alterações na mecânica, destaque para a introdução de um novo sistema “Virtual Short Wheelbase” que garante um tempo de resposta do volante idêntico aos modelos de competição. O novo Ferrari F12tdf também faz uso intensivo da fibra de carbono, o que permitiu abater 110kg ao peso total, enquanto o downforce aumentou em 78% comparativamente ao F12 Berlinetta original, sendo estas algumas das alterações implementadas para melhorar o comportamento, especialmente em curva, desta edição limitada. Outras alterações anunciadas pela Ferrari para o novo F12tdf são a presença de pneus com dimensões 8% superiores na dianteira do que na retaguarda, bem como a implementação das mesmas pinças de travão que surgem no LaFerrari, e que permitem passar dos 100km/h aos 0 numa distância de apenas 30,5metros.

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.