Quando falamos em elegância e sofisticação na moda masculina, rapidamente nos lembramos das imagens das Semanas da Moda de Paris, mas também Milão, Londres e Nova Iorque. Entretanto, comparando o que vemos os homens vestirem nestas três cidades com o que vemos em Paris, a diferença marca posição no estilo, sobriedade em relação às cores, e mesmo à actualidade das peças.

Podemos dizer que o homem parisiense, apesar de estar atento às tendências, não as segue propriamente, não compra tudo o que acabou de sair, mas sim adequa o que vai surgindo nas colecções ao seu gosto pessoal, conseguindo assim manter o seu estilo eclético, intemporal e sempre elegante.

Pode parecer estranho falar-se de simplicidade numa época em que a moda fervilha com tendências super coloridas, padrões nunca antes usados por homens, como os padrões florais, tecidos mais exuberantes, entre outros. A verdade é que por vezes a excentricidade acaba por ofuscar a nossa verdadeira essência e a nossa beleza natural e este pode ser um caminho para simplificar o que usamos no dia-a-dia, mas mantendo o estilo. Se for esse o seu caso, veja na aqui sete dicas de como vestir-se como um homem parisiense.

moda fashion estilo1 – Para incorporar de facto este estilo é preciso abraçar a noção básica de Luxo – o que significa preferir a qualidade em vez da quantidade. Prefira comprar peças feitas com tecidos naturais como algodão, linho, lã e seda, em vez de tecidos sintéticos como poliéster, elastano, viscose etc. A peça de roupa vai durar mais tempo e manter a qualidade e a forma.

32 – Invista em peças chave: calças de ganga com um bom corte, calças chino (azul, cinzentas, pretas que são cores fáceis de combinar), camisas (pelo menos duas camisas brancas) um bom casaco de couro, cachemiras, um fato com um fitting adequado para a sua silhueta e calçado de qualidade.

4

3 – Escolha os sapatos certos – estejamos a falar de ténis ou de sapatos, continuamos no âmbito da simplicidade em relação às cores e aos modelos. Considere as seguintes opções: Chuck Taylor All Star I ou II, Chukka Boots, sapatos do estilo Monk com 1 ou 2 fivelas, Oxfords ou claro umas boas sandálias, perfeitas agora para o verão (tenha em consideração que sapatos abertos como sandálias não são indicados para o contexto de trabalho, mesmo que seja um ambiente informal).

9

4 – Uma questão de silhueta – no que respeita ao fato, os franceses são adeptos do Corte Italiano como estilo, mas não tão slim fit como os italianos usam. Este é um corte que fica muito bem a homens com uma fisionomia magra. Entretanto, mesmo estes não devem cair no erro do fato ser tão justo que quase não se consegue mexer e sentar-se de forma confortável – e isso nota-se! Para os homens mais encorpados o Corte Inglês e sobretudo o Americano são as melhores escolhas.
Untitled

5 – Lenços e Echarpes – use e abuse dos lenços, dão personalidade e complementam qualquer look. No tempo quente prefira lenços de tecidos mais frescos para conseguir usá-los sem ser desconfortável.

Untitled

6 – Camadas e Camadas – os parisienses adoram sobrepor peças de roupa de forma original. Sendo França um país frio é mais fácil e por vezes até mesmo necessário usar mais camadas de roupa, entretanto num país quente também é possível, só temos de usar peças mais leves, por ex: uma t-shirt por baixo de uma camisa aberta, uma t-shirt e um lenço, ou uma camisa e um colete.

Untitled

7 – Misture o Clássico e o Casual – o essencial deste estilo é estar bem sem parecer forçado, de forma natural… Para isso não tenha medo de misturar um blazer de um fato com umas calças de ganga, ou em vez das calças escolher uns calções. Ao vestir um fato pode considerar vestir uma t-shirt e calçar ténis ou sandálias, se a ocasião assim o permitir, e pode sempre terminar com um lenço.

Esperemos que estes conselhos o ajudem a encontrar o je ne sais quoi que reconhecemos nos homens parisienses, para que mais facilmente consiga estar bem e adequado às mais variadas situações profissionais ou sociais, esbanjando elegância mas sempre com muito estilo.

 

Este é um artigo:

Logo Bellucci - com assinatura (variante_1)

 

 

 

Para mais dicas sobre moda ou um aconselhamento profissional, clique aqui.