Se pratica exercício físico com frequência já saberá que é essencial seguir regras básicas para evitar lesões e outros riscos para a saúde como manter-se hidratado, escolher bem os ténis e a roupa que veste para treinar e realizar aquecimentos e alongamentos adequados a cada treino.

E isto é só o começo. A Noticia ao Minuto falou com vários especialistas e listou os oito cuidados a ter quando está a treinar.

Quando faz agachamentos, não deixe que os seus joelhos apontem para direções opostas, tanto para fora quanto para dentro, ou ultrapassarem a linha dos dedos dos pé, diz a especialista em fitness Liz Neporent. “Isso pode gerar problemas nos joelhos e dor”, adverte.

Não sustenha a respiração. Muitas pessoas fazem-no, sem perceber, quando estão a levantar pesos. “Isso provoca um fluxo repentino de sangue para o coração e perturba o ritmo cardíaco”, explica Gary Guerriero, um dos donos do U.S. Athletic Training Center, em Nova Iorque.

maxresdefault

Preste atenção à postura sempre que realiza um movimento. Segundo Guerriero, a importante manter uma postura correta para estabilizar o tronco e lombar, evitando sobrecarregar as articulações e os ligamentos. A postura correta distribui o peso de forma equilibrada sobre o corpo. Até o simples ato de virar a cabeça, durante o agachamento pode comprometer o alinhamento das costas.

Não tente treinar com dores. Aprenda a diferenciar a ‘dor boa’ e a ‘dor má’. A dor nas articulações não é boa, diz Guerriero. Sentir os “músculos doloridos é aceitável, contanto que a dor não ultrapasse 5 numa escala de 1 a 10”, aconselha. Nunca ignore os sinais do seu corpo.

Evite usar impulso ou fazer ‘batota’ de outras formas. Balançar o corpo ou usar impulso para levantar pesos não só irá sabotar a sua boa forma como pode provocar lesões e danos nas articulações. “Nunca treine com impulso exagerado. Faça o exercício de forma controlada”, diz Guerriero.

naom_5589deae4ab29

Complete os movimentos. Fazer ‘batota’ ao parar o agachamento a meio vai comprometer os seus resultados mas também pode pôr a saúde e bom funcionamento do seu corpo em risco. É preferível fazer menos repetições mas terminar cada movimento do que ficar a meio e por isso não trabalhar os músculos corretamente.

Nunca pare de repente na passadeira. Se está a correr a alguma velocidade e para de repente, pode sentir-se tonto porque o sei coração continua a bombear o sangue como se estivesse a correr. Ir diminuindo a velocidade ajuda o seu corpo a recuperar e adaptar-se, explica o conselheiro governamental norte-americano para o exercício Pete McCall.

Sempre que necessário, tenha alguém ao seu lado para o ajudar a levantar peso. Segundo McCall, os nossos músculos lançam um sinal inibitório automático quando estamos prestes a levantar peso demais e corremos o risco de nos magoar. Pode não conseguir controlar e ficar preso debaixo da barra, por isso, é importante ter alguém que o possa ajudar nesse momento.