Os consumidores de café apresentam cada vez mais interesse por desfrutar de uma chávena de café, assim como de entender e prolongar a experiência a níveis da carta de bebidas, como um vinho ou o gin. No caso dos produtores há um regresso ás raízes para recuperarem a dignidade do café.

Assim, para que possas tirar o maior partido desta bebida e se és um amante da mesma, é para ti que mostramos este guia rápido, para que te convertas num perito, no momento de desfrutares de um bom café.

como_tomar_cafe_3365_620x413

  • Tirar o máximo do grão

Para desfrutar ao máximo de um café, é crucial garantir que todos os óleos dos grãos de café se dissolvem na perfeição, com a água de onde se preparam. Para fins práticos, deves conseguir uma prensa francesa para saborear todos os detalhes do café.

Dica para os conhecedores: Se vês que o café borbulha muito, no momento de preparação na prensa francesa, quer dizer que tem uma grande frescura.

  • Os 4 momentos do café

A colheita do café é algo bastante complexo, devido ao seu forte aroma, á capacidade de distinguir numa simples impressão todos os refinamentos que oferece. Para que não erres e essa chávena que tens na mão seja uma experiência que alcance níveis sublimes, mostramos-te os momentos específicos de quando saboreias um café:

Fragrância: é o momento de moer o café. É assim que entras numa cafeteira e sabes que estás prestes a desfrutar da tua bebida preferida.

Sack of coffee beans with french press

Aroma: esta fase ocorre quando tens o café em infusão; são os gases que se libertam e dissolvem. Aproveita este momento, é dos mais relaxantes que terás no teu dia.

Nariz: é a parte do corpo onde interagem o gosto e o olfacto. Consiste em beber o café e a cada gole deixar que este evapore na tua boca. Deve-se sorver o café, isto é sugar entre dentes uma pequena quantidade de café, para se sentir melhor o aroma (é normal fazer barulho, é assim que se degusta o café), assim também garantes que não te queimas.

Gosto final ou travo: uma vez que bebeste café, é este o gosto que te fica na boca. Neste momento ocorrem os estímulos nas terminações nervosas do paladar. É o cume de uma grande experiência.

Já sabes, agora que és todo um conhecedor no tema do café, compra o teu grão preferido, prepara-o na tua prensa francesa, pega naquele livro ou vê uma boa série, e tem uma grande experiência.