A relação entre um rapper e o seu barbeiro é como um vínculo invulnerável. Quando o Jay-Z precisa de um corte novo — em casa ou na estrada—  liga ao seu associado de longa data Johnny Cakes e há relatos de que Drake estreou um som, nunca ouvido antes, no casamento do seu barbeiro.

Mas talvez os melhores exemplos venham de Chicago com Ibn Jasper e Kanye West. Jasper é o barbeiro de Kanye West há cerca de 20 anos e Ibn, o autor de F.M. Phenomenal, tem todo o mérito pelo corte de cabelo fendi de Kanye desde 2006, o seu corte inspirado em Keith Haring, de 2009 e muitos outros looks.

Aqui seguem algumas dicas de Ibn Jasper referentes a alguns estilos de cabelo clássicos e contemporâneos no Hip-Hop, com ilustrações de Dan Freebairn.

Ol’ Dirty Bastard 

ibn-jasper-llustrated-guide-hip-hop-hairstyles-07

“ODB tornou este look num clássico dos anos 90. As tranças vêm desde a testa mas também a partir da parte de trás, do pescoço, assim, elas encontram-se onde terminam, na parte de cima da cabeça, tipo coroa. Este é o estilo de Brooklyn Zoo.”

Busta Rhymes

ibn-jasper-llustrated-guide-hip-hop-hairstyles-03

“Isto era quando o Busta era o melhor da linha, cimentado por este icónico estilo de cabelo. Desvanecido com as rastas na parte superior. Podes apenas ver a silhueta e já sabes que é o Busta Rhymes.”

Snoop Dogg

ibn-jasper-llustrated-guide-hip-hop-hairstyles-08

“Aqui temos um verdadeiro O.G. (original gangsta). Quando tu tens o teu cabelo bem penteado e preparado, mas não tens tempo suficiente para fazer as tranças que realmente queres. A vida de um gangsta.”

Eazy-E

ibn-jasper-llustrated-guide-hip-hop-hairstyles-04

“Os icónicos rolinhos de Eazy-E Jehri, afro com um chapéu Compton. Este talvez fosse o penteado mais assustador para ser visto ao vivo nos anos 90. ”

Tupac

ibn-jasper-llustrated-guide-hip-hop-hairstyles-09

“Este penteado meio lua é o Santo Graal dos cortes de cabelo. Não conseguirás perceber o nível de compromisso que este corte de cabelo tem, para o barbeiro e para o cliente. Para deixar crescer cabelo em cima, em seguida desbastar um declive espiral, depois separar uma parte dele, seguidamente colocá-lo para fora e dar-lhe forma umas quantas vezes, para que não se desmanche… é basicamente arquitetura. Isto é uma obra de arte de um artista de barbearia.”

Eminem

ibn-jasper-llustrated-guide-hip-hop-hairstyles-05

“O Slim Shady Bond Caesar. Penso que foi a primeira vez que o termo “Blonde Caesar” foi usado desde a era Romana.”

Future

ibn-jasper-llustrated-guide-hip-hop-hairstyles-06

“Ele colora as suas rastas de loiro e tornou-se pop. Penso que ele deve ter sido o primeiro a  fazer trançado com rastas e coloração tipo californiana, mas posso estar errado.”

Travi$ Scott 

ibn-jasper-llustrated-guide-hip-hop-hairstyles-10

“Trav começou por enrolar pequenas madeixas do seu cabelo para que este crescesse mais, como está agora. É o meu mais novo G. (gangsta).”

Vic Mensa 

ibn-jasper-llustrated-guide-hip-hop-hairstyles-11

“O Vic como que, adquiriu o seu estilo agora na léxica da pop. O look dele engloba pequenas rastas com pontas loiras e desbastado dos lados.”

The Weeknd 

ibn-jasper-llustrated-guide-hip-hop-hairstyles-12

“Esta é uma versão de penteado O.G. Busta Rhymes, mas com uma festa na parte de trás, AKA ‘mullet’.”

Action Bronson 

ibn-jasper-llustrated-guide-hip-hop-hairstyles-01

“Yo, já viste o vídeo onde ele explica, como comer diferentes comidas quando se tem uma enorme quantidade de pelo facial na cara? É genial.”

A$AP Rocky

ibn-jasper-llustrated-guide-hip-hop-hairstyles-02

“Rocky trouxe definitivamente as tranças de volta, em termos de trazer frescura ás ruas e á moda. Algumas pessoas irão sempre tentar dizer que precisas de cortar as tuas tranças para ficares com um ar mais fresco e renovado, mas agora, Pusha, Travi$ e Rocky estão por aí a arrasar e trazendo uma nova onda.”