Considerado um dos maiores arquitectos do século XX, o francês Charles Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido por Le Corbusier, é um verdadeiro homem das artes, com trabalho também em áreas como a pintura e escultura. Autor de obras que inspiraram milhares de pessoas em todo o planeta, o arquitecto que se distinguia pelos óculos arredondados com aros escuros foi agora homenageado pela Renault, através de um concept apresentado na Villa Savoye, uma das casas que projetou. Esta viatura recorda e presta também homenagem aos 50 anos desde o desaparecimento de Le Corbusier, que faleceu em 1965 mas cuja obra permanece intemporal.
renault-coupe-corbusier-concept-1Para o fabricante gaulês este automóvel representa o resultado final de dois anos de investigação dos seus designers, com vista ao desenvolvimento de um protótipo que faça a antevisão de um coupé destinado ao segmento C. A marca do losango pediu aos homens que idealizam as linhas dos seus modelos para explorar formas inovadoras com vista à renovação da gama Renault.
renault-coupe-corbusier-concept-2Este brainstorming levou os designers rapidamente até aos anos 30, década tantas vezes designada como a “época dourada do automóvel”, o que remeteu desde logo para a figura de Le Corbusier como inspiração para a apresentação de “uma prequela conceptual ao automóvel moderno”. Sob o tema “Objetos Culturais Franceses”, este projeto focou-se em temas como a simplicidade, visibilidade, elegância da geometria e a mestria da luz. O resultado final é este impressionante coupé de formas aerodinâmicas que, provavelmente, até o próprio Le Corbusier surpreenderia.