Uma corrida por dia põe as dores de cabeça longe: exercícios de cardio regulares podem prevenir enxaquecas, sugerem investigadores.

Pessoas que costumam ter enxaquecas, melhoram consideravelmente estas dores de cabeça, após 40 minutos de exercícios de bicicleta, 3 vezes por semana, durante três meses, de acordo com um estudo Sueco.

A rotina de exercícios funciona tão bem como o melhor medicamento para prevenir enxaquecas — mas os medicamentos para estas tem efeitos secundários como depressão, tremores e disfunção cognitiva.

Exercícios aeróbicos podem ajudar a aliviar as dores de cabeça normais, explica Alexander Mauskop, director do New York Headache Center em Manhattan.

Mixed race man with a headache

Existem algumas versões de como tudo isto funciona.

Suar a camisola pode levar á libertação de stress, diz Mauskop. As dores de cabeça são muitas vezes desencadeadas pelo stress e se eliminares o que as desencadeia, eliminas a dor.

Podem também ser as endorfinas do esforço exercido, diz ele. Os químicos que fazem sentir bem, produzidos quando praticas exercício regularmente, na realidade bloqueiam os sensores de dor, agindo como analgésico natural.

Desde que as dores de cabeça são causadas por muitos factores diferentes, como genética, falta de descanso ou mesmo alguns alimentos, o cardio não será a solução para todas as pessoas, explica Dr. Mauskop. Mas, um estudo Alemão descobriu que ajuda 65% dos pacientes — o que o torna tão efectivo como os melhores medicamentos do mercado.

Dr. Mauskop recomenda aos seus pacientes meia hora de cardio de intensidade moderada, como jogging, bicicleta ou natação, três vezes por semana. Estes exercícios destinam-se a serem lentos e constantes.

Exercitar em excesso ou aumentar a intensidade dos exercícios rapidamente pode levar a dores de cabeça, assim, garante que os teus batimentos cardíacos não passem dos 150 BPM. Se não tens um dispositivo que meça os batimentos, então respira exclusivamente através do nariz. Saberás que estas a exceder-te quando não conseguires manter o padrão de respiração.