A industria do entretenimento africano pode passar despercebida para alguns, mas é um sector em franco desenvolvimento e há mulheres cheias de garra que se têm destacado a nível mundial.

Tolulope Toolz Oniru
Tolulope Toolz Oniru

1 – Tolulope Toolz Oniru

Nigeriana de negócios de sucesso na área da comunicação, que quase se tornou médica. Mudo de curso e optou por Negócios e Comunicação na universidade de Westminster. Tolulope trabalhou nas vendas durante oito anos, antes de “cair” nas graças do entretenimento na MTV Networks Europe.

Joselyn Dumas
Joselyn Dumas

2 – Joselyn Dumas

Jocelyn é uma das cartas chave do entretimento do Gana, depois de ter brilhado no filme Perfect Picture e também participou num dos programas mais importantes do país The One Show, entre 2012 e 2014. Actualmente tem o seu próprio talk show At home with Joselyn Dumas, onde entrevista celebridades no conforto da sua casa.

Omotola Jalde Ekeinde
Omotola Jalde Ekeinde

3 – Omotola Jalde Ekeinde

Rainha de Nollywood, a industria cinematográfica da Nigéria, Ekeinde é uma das actrizes de maior sucesso do país, com cerca de 300 filmes na sua conta. A revista Time Magazine escreveu que Omotola é uma das 100 personalidades mais influentes do mundo.

Terry Pheto
Terry Pheto

4 – Terry Pheto

A sul-africana já ganhou vários prémios como actriz e produtora, mas ficou conhecida no papel de Miriram, 2005, no filme vencedor de um Óscar Tsotsi. Cresceu no Soweto e teve a sua grande oportunidade aos 21 anos quando foi “captada” pelo director Moonyeenn Lee, num grupo de teatro da localidade, para o filme Tsotsi. Já foi também filha de Mandela no filme Goodbye Bafana, em 2007.

Lola Monroe
Lola Monroe

5 – Lola Monroe

Lola Monroe, cujo verdadeiro nome ºe Fershgenet Melaka, é uma artista do hip hop. No sangue carrega a Etiópia e Trinidade e Tobago, mas vive nos Estado Unidos. Lola é também actriz e ex-modelo. Nascida em Addis Abeba, crescida em Washington D.C., desde os 12 anos começou a escrever poemas e músicas. “Boss Bitch’s World”, “The Lola Monroe Chronicles” e “The Untouchables” levou-a até aos prémios BET como Melhor Artista Feminina de Hip Hop, em 2011.

Bonang Matheba
Bonang Matheba

6 – Bonang Matheba

Uma das entertainners favoritas da África do Sul, é apresentadora de programas de rádio e Tv. Aos 15 anos a apresentação do programa “Manhattan’s Fantasy Challenge” levou-a directamente para a fama. Durante o mundial de futebol de 2010, Matheba apresentou o Tjovitjo, transmitido pela Super Sport.

 Jackie Appiah
Jackie Appiah

7 – Jackie Appiah

Nasceu no Canadá, mas é no Gana que faz sucesso desde os 12 anos. Começou na série de TV Things We do for love e protagonizou o filme Beyoncé – A filha do presidente.

Tiwa Savage

8 – Tiwa Savage

Tira é a artista feminina mais popular da Nigéria. Começou na música através de uma banda que formou na escola e aos 16 surgiu a oportunidade de integrar o coro de George Michael que entretanto levou a cantar com artistas como Mary J Blige, Chaka Khan e Kelly Clarkson.