Só de colocar um pé no ginásio, vês-te imerso num planeta completamente diferente do de fora. E mais, este pequeno universo também conta com os seus diferentes tipos de espécies, tanto os homens como as mulheres, que ás vezes adoptam uma personalidade muito distinta á que eles têm no mundo quotidiano.

Aqui queremos que dês o primeiro passo, para saberes que tipo de homem és no ginásio, a partir daí começares a andar por um bom caminho. Por isso, mostramos-te uma lista de estereótipos mais comuns, do género masculino.

  • O dois dias

Provavelmente este tipo não identifiques tanto, uma vez que os homens que fazem parte desta categoria são aqueles que se inscrevem nas primeiras semanas de janeiro para “agora sim, vou cumprir os meus objectivos de Ano Novo.” Normalmente optam pela sexta-feira. Segunda vêm com toda a atitude para o ginásio, na terça esse nível de disposição baixa os seus níveis, mas ainda vêm, quarta descansam, quinta também resolvem descansar e sexta é o dia social. E assim passa um semana, com dois dias de ginásio, um mês e até que chegue o ano novo seguinte, é um estante.

  • O multi-pretextos 72894508-woman-and-man-talking-in-gym-gettyimages

Outro tipo muito particular. O momento mais complicado do ginásio é aquele que, entre sair da sua casa ou escritório e dirigir-te ao local de treino. É aqui que eles começam a soltar uma série de pretextos para não sair: “estou muito cansado do trabalho”, “está muito cheio”, “fica muito longe”. E mais, parecem possuídos por algum demónio, dão meia volta e vão para casa.

  • O vaidoso

Este é aquele que, sem querer ofender, é puro narcisista, consegues logo distinguir, porque ele faz tudo para treinar em frente ao espelho, não para ter a certeza se está a fazer os movimentos correctos dos exercícios, mas para admirar “toda a sua beleza”.

  • O novato  

É aquele que acaba de entrar e não sabe nem por onde começar a fazer a sua rotina. E mais, ele coloca-se em frente ás máquinas e fica a observá-las por um bom período de tempo, como se estivesse a olhar para o quadro com uma equação difícil que tem de ser resolvida em pouco tempo.

  • O HE-MANtipos_de_hombre_en_el_gimnasio_3295_320x

De grande musculatura, o homem HE-MAN do ginásio é aquele que está sempre a carregar pesos. Mas a sua característica não é só essa, cada vez que ele levanta um peso, ruge como quem quer destruir o edifício com a voz.

  • O homem de negócios

Seja na área funcional, nas máquinas ou na área cardio, ele está sempre agarrado ao seu smartphone. E mais, está com ele no modo mãos-livres e fala ao telefone a qualquer momento. Mas não, não temos dúvidas, o que se passa é que ele está a monitorar as suas ações na Bolsa de Valores de Nova Iorque, Japão, Hong Kong e Shangai… Ou não.

  • O maratonista 

Nós queremos acreditar que ele está preparado para a próxima maratona. O certo é que passa duas horas da sua vida correndo a fundo numa passadeira e fazendo um ruído ensurdecedor que inclui competir frente a frente com o tipo He-Man.

  • O Stripper 

Este é aquele que faz uma série de abdominais e corre para o espelho, levanta a t-shirt para todo o mundo ver a barriga tanquinho, resultado de tantas horas de esforço. Já com a camisola apara cima, põe-se de perfil e muda de lado. É a tua cena?

  • O amante de moda

Ok, estamos de acordo que é bom estar bem vestido e ser apreciado em todo o mundo. Porém o ginásio é para fazer exercício e suar. Como tal, tens que apostar em roupa cómoda e em particular que se adapte para fazer exercício, sabemos que existem ténis incríveis e camisolas também, mas o ideal são aquelas peças apropriadas, que permitem a pele respirar e são confortáveis.

  • O amante de músican-MEN-TREADMILLS-large570

È aquele que a todo o momento decide trazer os seus fones postos e a playlist com os melhores hits do momento em alto som. Esta situação não o permite ouvir quando alguém lhe pede para trocar de máquina.

  • O próximo kudurista 

É o amante de música, a um nível mais alto, este não se conforta só a ouvir música, ele faz com que todos o oiçam e vejam a cantar ou dançar.

  • O selfie-maniac  tipos_de_hombre_en_el_gimnasio_7803_620x

A sua filosofia de vida é: “Para que a rotina funcione, é necessário tirar-se um selfie diária”. Isto não só inclui a área em que está a praticar exercício, com nos vestiários também.

  • O falso cavalheiro

Geralmente encontra-se muito próximo de um grupo de senhoras, por vezes está na bicicleta, mesmo que nunca na sua vida tenha feito spinning. A razão? Está á espera que alguma delas necessite do seu apoio e orientação, o qual se traduz na possibilidade de poder sair com alguma.

  • O rápido e furioso

Não sabemos bem como é possível, mas a verdade é que não demora mais de 40 minutos, isto incluindo cardio, exercícios com pesos, banho tomado e roupa vestida na perfeição.