Uma boa alimentação contribui não só para o teu bem estar físico como para por exemplo ter um cabelo saudável. Abaixo, tens uma lista de nutrientes que vão ajudar a garantir o desenvolvimento, crescimento e resistência dos fios.

PROTEÍNAS: Nelas estão os aminoácidos responsáveis pela construção da fibra capilar. A proteína também é rica em taurina, um tipo de aminoácido que melhora a hidratação do cabelo, estimula seu crescimento, protege o folículo capilar e combate o stresse oxidativo (a “ferrugem” das células causadas por sol, poluição e outros factores), prevenindo o envelhecimento capilar.

FONTES: carnes, aves, peixes e ovos. A quantidade diária recomendada é, em média, de 100 a 150 g, duas vezes ao dia.

cabelo

ZINCO: constitui o ADN celular e contribui para a multiplicação de células e, consequentemente, para a formação de novos fios de cabelo. O zinco também ajuda na formação do colágeno, evitando que os fios fiquem grisalhos e caiam antes da hora. Esse mineral também é essencial no controle de alterações hormonais que podem favorecer a queda. Existem estudos que indicam a ação do zinco também no retardamento da alopécia androgenética — a queda de cabelo de origem hereditária.

FONTES: frutos-do-mar, carnes vermelhas, castanhas, amêndoas e nozes.

cabelo2

COBRE: o mineral faz a síntese do colágeno que dá estrutura e sustentação ao fio.

FONTES: castanhas, frutos-do-mar, sementes de abóbora e girassol, manga, abacate, caju, sardinha, lentilha, ervilha.

SILÍCIO: outro mineral que desempenha papel importante na regeneração e síntese de fibras colágenas, pois mantém a hidratação dos fios.

FONTES: vegetais e cereais integrais, com destaque para a aveia, a principal fonte de silício.

cabelo fashion

CÁLCIO E MAGNÉSIO: estes nutrientes fortalecem a acção de todos os outros nutrientes, facilitando sua penetração nas células. Além disso, fornecem energia às células, o que estimula a sua renovação.

FONTES: Cálcio — vegetais verde escuros, leite e derivados (queijo, iogurte, manteiga).

ÔMEGAS 3 E 6: ácidos graxos essenciais são fundamentais para manter a membrana celular fluida, o que mantém a elasticidade e brilho do cabelo.

FONTES: peixes de água fria (sardinha, arenque, cavalinha, salmão), semente de linhaça, chia.

dandy fashion cabelo barba bigode preto

BETACAROTENO: colabora na manutenção dos tecidos e cabelos. Por conter antioxidantes, contribui para evitar o estresse oxidativo e a morte do bulbo capilar (que além de provocar queda de cabelo, pode deixar os cabelos grisalhos). Para melhor aproveitamento do betacaroteno, procura consumir os alimentos cozidos junto com uma fonte de gordura saudável, como azeite de oliva.

FONTES: cenoura, abóbora, tomate, espinafre.

VITAMINAS DO COMPLEXO B: exercem papel essencial no metabolismo energético dos queratinócitos (células produtoras de queratina, a principal estrutura capilar). A piridoxina (vitamina B6) e a cianocobalamina (vitamina B12), em especial, contribuem no processo de proliferação celular. Tem sido demonstrado em estudos que a vitamina B6 pode reduzir a queda de cabelo. Estudos têm demonstrado que tomar um suplemento à base de L-cistina, levedura medicinal (fonte de vitaminas do complexo B) e ácido pantotênico estimula o crescimento do cabelo.

FONTES: cereais integrais, carnes, leite, peixes, frutos-do-mar e folhas verdes.