Abre hoje um novo espaço de cultura em Luanda. Localizada nas Torres da Dipanda, no Largo da Independência, a Mov’Art Gallery abre as portas a partir das 18 horas e está preparada para a produção integrada de exposições de Arte Contemporânea e conta com uma selecção de artistas de renome nacional e internacional.

Januário Jano, Ihosvanny Cisneros, Ana Silva, Rodolphe Bouquillard, Nelo Teixeira, Lola Keyezua, Maura Faria, Paulo Kussy, Valentim Quaresma, Cristiano Mangovo, Muamby Wassaky, Luis Carvalho e Mariana Dias Coutinho são alguns dos nomes dos artistas que vão estrear a galeria de arte.

Para Sónia Ribeiro, Directora Artística e Projectos, a Mov’art Gallery reúne uma seleção criteriosa de artistas angolanos e internacionais numa colecção eclética e representativa da sociedade actual, com um assento particular em artistas emergentes e com um percurso internacional.  “A nossa pesquisa centra-se nas questões do urbanismo, migração (pessoas, objectos e ideias), identidade, memória e registo; mas igualmente na procura da experimentação, inovação e no cruzamento de varias áreas do saber com a arte.”

Além das exposições na galeria, a Mov’Art apresenta um conceito dinâmico e inovador já que as suas exposições são apresentadas, igualmente em diferentes locais insólitos em Angola – os chamados POP UP shows – e em outros países do mundo, garante a gestora de projectos.

Segundo Janire Bilbao, Directora administrativa , os objectivos da Mov´Art Gallery, passam por: consolidar o mercado de colecionadores privados e institucionais e a criação de novos públicos para a arte contemporânea com foco na arte contemporânea.

“A partir de 2016 com um programa de residências artísticas nacionais e internacionais, procuramos investir no intercâmbio cultural e artístico dos artistas através da partilha de conhecimentos e experiências enriquecedoras”.