As bactérias circulam por todo o lado e transportam-se facilmente, as casas de banho das nossas casas não são excepção e mesmo para aqueles que passam horas a limpá-las, podem estar a cometer alguns erros.

O site Good House Keeping listou os erros de higiene mais comuns e que podem estar a ‘infestar’ a rotina de limpeza dos WC’s.

  1. Não tapar a sanita quando puxas o autoclismo.

Ao puxar o autoclismo com a tampa da sanita levantada, as partículas de água cheias de germes e não só, são projectadas, pela casa de banho, alcançando grandes distâncias. Recentemente um estudo mostra a presença de matéria fecal em escovas de dentes devido a este facto.

ferndown-shower-8

2. Guardar a escova de dentes em armários.  

Achas que esta é a maneira mais segura de manteres a tua escova de dentes livre de germes e lixo? Pois enganas-te, o facto de esta estar fechada num armário, gaveta ou caixa, impede que esta seque. Como consequência, as escovas húmidas são os locais preferidos para as bactérias se alimentarem e reproduzirem-se. Não te esqueças igualmente de trocar de escova, pelo menos a cada três meses.

3. Usar esponja do banho por demasiado tempo.

Assim como nas escovas de dentes, as bactérias adoram alimentar-se e reproduzir-se nas esponjas de banho húmidas, com resíduos de pele morta e sujidade da pele. Assim, a esponja deve ser deixada num local em que seque entre  as diferentes utilizações. Se tens problemas de pele seca, evita mesmo usar este tipo de objecto, pois devido á fricção, as esponjas deixam a pele ainda mais seca.

4. Deixar as tolhas a secar na casa de banho

As toalhas de banho a secar nas casas de banho são outro grande erro comum aqui cometido. Se as trocas a cada 3 utilizações, estás num bom caminho, mas, não chega. Assim que te secas, deves estender a toalha na corda exterior, não no varão ou gancho da casa de banho. O vapor gerado do banho, ou mesmo o facto de estar a secar num local fechado e pouco arejado, faz com que se acumulem bactérias entres as fibras da toalha húmida e até pode levar ao crescimento de bolor.

Laufen-palace-wc-bide-gridas

5. Não arejar a casa de banho 

Ao tomarmos banho há produção de vapor e consequente humidade na casa de banho, estes podem levar à formação de bolor e fungos na casa de banho. Devido a isso, deve-se arejar bem as casas de banho, abrir as janelas e portas sempre que possível para secar o local, se o local não tiver janelas ligar uma ventoinha ou desumidificador durante 20 minutos depois de cada banho.

6. Nunca lavas a cortina do banho

Devido a ganhar facilmente bolor e a alojar inúmeras bactérias o melhor é deixá-la secar enquanto areja a casa de banho. Não a deixes recolhida para um dos cantos, deixe-a aberta para secar melhor. Deves lavá-la com frequência, podes lavá-la na máquina e deixá-la secar num local arejado sempre que possível.

7.Usar o telemóvel na casa de banho

Tudo o que levas para a casa de banho corre o risco de ser contaminado por germes e matéria fecal, como tal, evita levares coisas que não desinfectadas com frequência e no qual tocas com as mãos e face.