Se até há uns anos os homens tinham poucas opções na escolha de calças, hoje, felizmente, não acontece o mesmo. Estamos a viver um período em que a moda para homens fervilha e recebe tanta atenção quanto a moda feminina.

Quanto às peças denim passa-se o mesmo, e em qualquer loja vais encontrar uma oferta enorme e diferenciada de estilos e cortes. O melhor é mesmo saber o que te assenta melhor tendo em conta a tua fisionomia.

O que acontece frequentemente é teres uma série de calças no roupeiro e vestires constantemente apenas duas ou três. Isto quer dizer que não estás a comprar corretamente, prestas atenção às características erradas da peça e no final não gostas assim tanto de as ver em ti. Para evitar que isso volte a acontecer aqui tens algumas dicas importantes a ter em conta quando se compram umas calças.

Por ser fundamental conheceres os vários tipos de corte para poderes escolher o que te fica melhor, vê abaixo as características que podem influenciar a compra das tuas próximas calças.

Estilo

UntitledStraight ou tradicional

São o modelo mais básico, ficando bem a qualquer pessoa. O corte é médio, nunca fica muito apertado nem muito largo.

A cintura assenta na altura considerada perfeita, nem tão alta como na década de 90, nem tão baixa como as skinny. É a compra mais garantida, desde que o tamanho seja o correto.

 

UntitledBootcut

Tem um corte semelhante à straight, mas a perna vai alargando levemente a partir do joelho. O modelo foi desenvolvido a pensar no uso de botas principalmente pelos cowboys e é daí que vem a definição bootcut. Este corte não é o mais indicado para homens com pernas grossas pois exacerba essa característica.

 

Untitled
Loose Fit

Loose Fit

Larga e confortável fica melhor a homens que tenham o corpo perfeito. Os homens baixos parecem mais baixos, e os que estão com peso a mais ficam com uma aparência relaxada e pouco cuidada.

 

Untitled
Slim Fit

 

Slim Fit

Convém não confundir com o modelo skinny. A calça slim fit é na verdade o modelo mais usado neste momento, porque na verdade poucos homens gostam ou conseguem vestir uma calça skinny original. A calça slim fit tem o corte ajustado ao corpo, destacando a forma do homem, por esse motivo exige cautela na escolha.

 

 

Untitled
Skinny

Skinny

A verdadeira calça skinny é praticamente uma legging denominado por jegging. Há quem use um modelo um pouco mais folgado, mas que a cintura fica um pouco descaída e as calças ficam apertadas na zona dos pernas e dos gémeos. Entretanto o verdadeiro modelo skinny é totalmente colado ao corpo, desde a cintura até ao fim da calça. Este corte é dos mais proibitivos e restritivos, não fica bem a homens com as coxas grossas, e mesmo àqueles que têm algum corpo, nos demasiadamente magros também pode ficar um pouco estranho por vezes.

Modelos

Untitled
Chino

Chino

É uma calça simples, sem pregas e com cintura reta e pernas ligeiramente afuniladas. Trata-se de uma peça clássica e até há pouco tempo era encontrada apenas em cores tradicionais, como bege, cáqui ou azul. Agora tornou-se forte tendência e ganhou tons modernos, como branco, vermelho, amarelo ou diferentes tons de azul.

As calças chino ficam bem a homens de todas as idades e fisionomia, conferindo ao visual um toque desportivo e elegante ao mesmo tempo. No verão para adicionar um detalhe descontraído pode dobrar ou enrolar a barra de baixo, conhecido como croppeed.

 

Untitled
Cargo

Cargo

Geralmente são confeccionadas em algodão, e caracteriza-se por ter vários bolsos ao longo das pernas.

Estas calças ficam bem a todos os homens praticamente, só tendo a restrição de nos homens com mais peso os bolsos adicionarem algum volume ao visual.

 

Untitled
Saruel

Saruel – Além de terem o gancho baixo são largas e soltas. Ficam bem a homens mais jovens e num estilo descontraído e informal.

 

Tons/Lavages:

Hoje as marcas oferecem uma infinidade de tons e lavagens, mas nem toda a gente fica bem usando todas as lavagens que existem. Para comprar bem basta entender como essas características influenciam a maneira como o teu corpo é visto e usar essa informação a teu favor. Conhece as principais:

UntitledCalças Escuras/ Sem Lavagem – é a ganga em seu estado bruto, tem um ar mais sério, sendo uma boa escolha para combinar com roupas sociais como camisas, blazers e casacos, além disso faz as pessoas parecerem mais magras, ilusão que favorece aqueles que tem pernas muito grossas ou estão acima do peso, mas também pode prejudicar quem tem pernas muito finas ou é extremamente magro, fazendo parecer mais magros.

UntitledCalças de Lavagem Média

A cor não é muito clara, nem muito escura deixando um leque de opções maior, os gordinhos só devem evitar rasgões e aplicações.

Untitled

Calças de Lavagem Clara São os que expõem mais os defeitos, pernas grossas ou tortas, gémeos grandes, quadril largo, rabo avantajado ou fora de forma, mas ajudam quem tem pernas finas, ganhando a preferência dos magros.

 

Detalhes e Aplicações

UntitledQuanto mais efeitos tiver mais as calças chamarão a atenção de quem vê. Calças com rasgões, buracos, desgastes ou aplicações de tachas, etiquetas etc farão com a que peça seja muito visível e pouco informal, o que a torna desadequada para ocasiões que exijam uma certa formalidade na roupa.

Por outro lado calças com bolsos muito volumosos ou abas alteram a silhueta da pessoa, o que pode não ser o mais indicado.

Por isso mesmo, podemos chegar à conclusão que “make it simple” é uma óptima perspectiva na hora de escolher umas calças. Facilita a escolha e acerta-se sempre!

 

Este é um artigo:
Logo Bellucci - com assinatura (variante_1)

 

 

 

 

 

.