A segurança online deve ser sempre uma prioridade. Um descuido pode permitir que os teus dados pessoais “caiam” nas mãos de terceiros, o que de alguma forma pode te prejudicar.

Começar com uma boa palavra-passe é um passo importante para não permitir acesso às tuas informações. As piores e mais usadas senhas de 2015 foram reveladas pela SplashData. Se usares alguma delas, certifica-te que as alteras o quanto antes.

As vencedoras deste ano são as mesmas do ano passado: “123456” e “password”.

A empresa de gestão de palavras-passe compilou os dados de mais de dois milhões de senhas reveladas por piratas no ano passado e chegou à conclusão que a nível de segurança não há grandes melhorias.

Apesar de algumas páginas pedirem agora senhas mais longas, “as palavras-passe maiores são tão simples” que o tamanho “acaba por não valer nada como medida de segurança”, explica a empresa. Entre as passwords mais usadas estão “12345678”, “qwerty”, “12345” e “123456789”.

E se pensa que “1qaz2wsx” é uma boa senha… pense novamente. A empresa salienta que as palavras-passe baseadas em padrões – neste caso o número e as primeiras letras em de cada coluna – são facilmente adivinhadas pelos piratas.

A lista mostra ainda que usar termos populares do desporto ou da cultura popular também é um erro: a palavra “Football” ocupa a sétima posição da lista e “starwars” entrou para a 25.ª.

A SplashData aconselha a que uses passwords diferentes para cada página e que escolhas por exemplo uma frase que consigas memorizar facilmente.