A União dos Escritores Angolanos (UEA) estará presente, entre os dias 24 de Fevereiro e 3 de Março, em Portugal, para a apresentação de duas antologias – uma de contos e outra de contos e prosa – de escritores angolanos.

A primeira apresentação acontece a 25 de Fevereiro, no âmbito do Festival Literário Correntes d’Escritas, na Póvoa de Varzim. Pássaros de Asas Abertas, a mais recente edição com chancela UEA, é uma antologia de contos com selecção e organização de Margarida Gil dos Reis e António Quino que reúne 40 autores angolanos em histórias que se centram nas relações humanas. É lançada, e apresentada pela primeira vez ao público, neste festival (22H, Hotel Axis Vermar).

No dia 27de Fevereiro, pelas 10h, no Cine-Teatro Garrett, e também no âmbito do mesmo festival, o Secretário-Geral da União dos Escritores Angolanos, Carmo Neto, participará numa Mesa-Redonda de escritores com o tema: Quantos livros tem um livro.

A 2 de Março, o secretário-geral junta-se à tradutora e organizadora Barbara Mesquita e à editora Ulrike Asche-Zeit para, no Goethe Institut, apresentar em Lisboa a antologia de literatura angolana Angola Entdecken! [Descubra Angola!]. Esta obra antológica, agora apresentada em Lisboa, já foi lançada (2015) nas cidades alemães de Munique e Hamburgo.