“Mata-Bicar” de forma equilibrada, com hidratos de carbono, e no fim comer uma fatia de bolo pode ajudar a perder algum peso.

Nós explicamos. Um estudo de oito meses em Israel, para a universidade de Tel Aviv, 193 pessoas obesas e não diabéticas concluiu que comer bolo de chocolate ao pequeno-almoço é uma boa solução para a perda de peso. Contudo, a sobremesa deve ser incluída num pequeno-almoço que inclua proteínas e hidratos de carbono.

No início, explica o jornal The Telegraph, as pessoas foram divididas em dois grupos. Um deles mantinha uma dieta fraca em hidratos de carbono e o pequeno-almoço era de 300 calorias. O outro grupo consumia um pequeno-almoço equilibrado, mas que incluía uma fatia de bolo de chocolate. Ao todo, eram 600 calorias.

Registou-se cada pessoa dos dois grupos tinha perdido 15 quilos em média. As conclusões mudaram durante a segunda metade do estudo. Aí, as pessoas do grupo que ingeria menos hidratos de carbono recuperaram dez quilos. Já as do grupo do bolo de chocolate perderam mais sete quilos.

Quando chegaram ao fim do estudo, as pessoas que tinham ingerido o bolo perderam mais 18 quilos do que o outro grupo.

Ao pequeno-almoço é a melhor altura para se comerem doces, porque o metabolismo corporal está mais activo e temos o resto do dia pela frente para gastar as calorias. Comer bolachas ou chocolate como parte de um pequeno-almoço que inclua proteínas e hidratos de carbono ajuda a acalmar o desejo por doces mais tarde.

Esta também é a refeição que melhor regula a grelina, a hormona que aumenta a fome. Antes de cada refeição, a grelina aumenta, mas é suprimida com maior eficácia logo de manhã.