Se achavas que deve reduzir o consumo de açúcar só porque engorda, estás errado. A US News & World listou nove razões para deixares de comer açucares adicionados e contribuir para o bem da saúde.

Reduzirá o risco de desenvolver um cancro. Um estudo realizado este ano provou que as pessoas que consomem menos a açúcares adicionados têm um risco menor de vir a sofrer de cancro do esófago, do intestino delgado, da mama e dos pulmões.

2. Contribuirá para o bom funcionamento cerebral. Os açúcares adicionados, especialmente os ricos em frutose como o xarope de milho, danificam a função cerebral e podem resultar numa neuroinflamação, destaca um estudo publicado na revista Hippocampus.

3. Serás mais feliz. O açúcar pode melhor momentaneamente o estado do humor mas não irá durar, deixando-o mais em baixo logo de seguida. Um estudo realizado em 2015 concluiu até que as pessoas que consomem menos açúcares adicionados e de hidratos de carbono simples tinham menos probabilidade de sofrer de depressão.

4. Terá mais saúde cardiovascular. Além de ao promover o aumento de peso prejudicar a saúde cardiovascular, o açúcar contribui para a aterosclerose, hipertensão, problemas cardiovasculares, das artérias, cardiomiopatia, insuficiência cardíaca e arritmias – tudo porque aumento a inflamação no corpo, destaca o International Journal of Angiology.

5. O sorriso fica mais bonito. As mães têm razão, o açúcar estraga os dentes. Quanto menos açúcar consumires, mais bonitos serão os teus dentes.

6. O fígado ficará mais saudável. Um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia alertou com os açúcares adicionados precisam de ser controlados tal como o álcool e destacaram que estes também podem danificar o fígado. O álcool e o açúcar seguem um caminho metabólico semelhante, resultando em efeitos igualmente parecidos.

7. Diminuirá o risco de diabetes. Contrariamente à crença popular, o excesso de peso e a diabetes tipo dois nem sempre andam de mãos dadas. O responsável por este tipo de diabetes não é o peso mas sim o açúcar – beber uma bebida açucarada por dia pode aumentar o risco de diabetes tipo dois em 26%.

8. A pele ficará mais bonita. Menos acne, menos efeitos do envelhecimento. Vários estudos comprovam que o açúcar agrava a acne, além disso o excesso de açúcar no sangue prejudica o colagénio e a elastina da pele, provocando flacidez e rugas.

9. Viverás mais tempo. Por causa da sua influência na diabetes, na saúde cardiovascular e do fígado, no risco de cancro e de depressão, reduzir o consumo do açúcar poderá aumentar a esperança de vida.