De tudo o que tens de fazer em casa, sem dependeres da tua mulher, ou empregada, ou até mãe, o passar a ferro é capaz de ser a tarefa mais difícil. Mas, como um homem independente e moderno que és, vamos dar-te umas dicas de como estares pronto em 5 min, na tua camisa preferida.

O kit certo

Ter uma tábua bem almofada irá fazer com que passar uma camisa a ferro seja mais fácil, assim como um bom ferro quente, mas a tua arma secreta é um bom borrifador de água.  Camisas húmidas — mas não ensopadas — são infinitamente mais fáceis de passar a ferro. Vai borrifando a camisa enquanto a passas a ferro.

Divide

Se dividires a camisa em secções, passar a ferro torna-se mais simples. Tens de descobrir como te dá mais jeito, mas para começares, damos-te uma sequência:

Ombros

Coloca a mão direita de lado dos ombros da camisa, no canto da costura, desliza firmemente o ferro com a outra mão e pressiona com força até ficar homogéneo. Repete para o lado esquerdo.

como-passar-camisa-social-156699129

Colarinho

Começa por abrir o colarinho, deixa-o plano, começa por passar atrás e depois á frente. Apenas volta a dobrar o colarinho quando tiveres passado a camisa toda, para finalizá-la.

O lado direito

A tábua de engomar tem aquela parte mais aguçada, coloca a parte direita da camisa em cima da tábua, o ombro da camisa encaixa nesta parte da tábua e desliza o ferro por cima da camisa pressionando com força, não te esqueças de ir borrifando a camisa para ser mais fácil eliminar os vincos.

A parte de trás

Desliza a camisa sobre a parte aguçada da tábua de engomar e agora terás a parte de trás do colarinho a encaixar na tábua, borrifa o tecido e desliza o ferro pressionando.

O lado esquerdo

Volta a deslizar a camisa sobre a tábua, agora encaixa o ombro esquerdo da camisa na extremidade da tábua, volta a borrifar o tecido, desliza o ferro sobre este pressionando. Vai esticando o tecido para ser mais fácil de passar o ferro.

As mangas

Põe uma manga em cima da tábua, certificando-te de que não está torcida. Passa a mão para garantir que as costuras estão direitas e passa o ferro, pressionando. Vira a manga a repete do outro lado. Se fizeres vincos (e é normal, todo o mundo faz), borrifa com água e passa o ferro novamente. Repete o processo com a outra manga.