Alguém que tenha visto o último Bond, intitulado Spectre, babava pelo Aston Martin DB10, quer fosse pelos chassis aerodinâmicos, o interior em veludo ou o lança-chamas embutido.

Um leilão efectuado em torno do Spectre, ocorreu em Londres e conseguiu cerca de 4289 USD para várias instituições de caridade — a maior parte das quais foi obtida pelo famoso carro. É um, dos apenas dois em todo o mundo, fabricados para o filme.

Mas antes de repudiares o homem que tem tanto dinheiro ao ponto de comprar um carro de 3,5 Milhões USD (e sim qualquer pessoa que gaste isso num carro tem efectivamente muito dinheiro) considera isto: o DB10, assim como muitos outros carros exorbitantemente caros, estão a melhorar activamente a tua qualidade de vida. Ora vê porquê.

aston-martin-db10-auction-002-1O dinheiro pode comprar a felicidade…

Ou pode pelo menos deixar-te mais feliz com aquilo que compraste. Um estudo publicado no jornal Neuron olha para o nosso impulso de adquirimos símbolos de estatuto como uma forma de sobrecompensação. O nosso centro de recompensas montearias no cérebro, o striatum, é estimulado por estatutos elevados ou boa reputação — podes literalmente medir a estimulação craniana, dar-te-á um impulso no ego.

É um fundamento cientifico para a ideia de que uma boa reputação entre os teus colegas/amigos pode ser por si só uma “recompensa” e vai um longo caminho para explicar porque é que as pessoas ricas gastam dinheiro estupidamente — como comprar o carro do Bond em vez de uma carrinha Toyota. 

Andar a alta velocidade é bom para os teus níveis de testosterona

Puxar pelos limites do teu carro vai aumentar os teus níveis de testosterona. Investigadores da Universidade Concordia, em Montreal, recrutaram diversos homens jovens para conduzirem um Porsche Carrera 911, em torno de uma pista. Quanto mais rápido iam, mais elevados eram os picos de testosterona. Para não provocares nenhum acidentes, opta pelos teus exercícios matinais de ginásio para elevares os teus níveis.

aston-martin-db10-auction-001-1
Os carros velozes são bons para os teus abdominais

Já alguma vez te questionaste porque é que o Lewis Hamilton e Jensen Buttons demoram tanto tempo a ficar em forma? Porque os pilotos de Formula 1 têm que dominar diariamente as suas máquinas enquanto estão a ser puxados em redor de 3 a 5 GS de força.

Embora não vás carregar bem a mesma intensidade, mesmo com um DB10, os carros velozes requerem estabilidade, sobre pressão e a força dos teus músculos contraídos enquanto estás a ser puxado em torno da pista, vai criar-te uns abdominais sólidos, mesmo enquanto estás sentado. Infelizmente não terás

o mesmo esforço de torção enquanto giras na cadeira do escritório — portanto continua a ir ao ginásio ou a fazer aqueles exercícios em casa.

Valor de revenda

O inicio dos anos 90 foi uma época de altos e baixos no que se refere a preços de carros clássicos. Mas, desde então, os preços foram subindo lentamente, com os mais vendidos a serem os únicos com o seu lugar na cultura popular, os DeLoreans, os MiniCoopers e os Ford Mustangs.

O toque dourado de James Bond presenteou-nos com muitos Aston Martin ao longo dos anos, mas este sem dúvida superou, garantindo um retorno do gigantesco investimento.

aston-martin-db10-auction-004-1É o carro do James Bond 

Pensa só! Tu a desfilares pela cidade num Aston Martin DB10. A atração principal nos filmes do James Bond nunca foram os super-poderes ou as mega aventuras, nem os gráficos ou cosmovisões desatualizadas. O que mais importa é como o filme te faz sentir e nada melhor para te sentires como o James Bond, do que conduzires o mesmo carro que ele.