Para quem luta contra o peso em excesso, por norma, opta por chegar ao ginásio e queimar o maior número de calorias com o apoio das máquinas de treino cardio, mas levantar pesos também pode ser benéfico.

1 – Com um treino de levantamento de pesos o teu corpo continua a queimar calorias por mais de 36 horas após completares o treino, diz o personal trainer Hayley Madigan. Isto porque o treino de resistência irá acelerar o metabolismo.

2 – Aumenta a massa muscular magra. Aumentar a massa muscular magra não só irá contribuir para o metabolismo como irá transformar a tua forma física. Além disso levantar pesos permite-te focar o treino em zonas do corpo específicas. O treino de cardio ajuda a perder peso mas irá queimar gordura e músculo, ao criar mais músculo fará com que o teu metabolismo queime mais gordura do que músculo.

3 – Melhora a saúde óssea. A ciência já provou que o sedentarismo diminui a saúde dos ossos e estudos demonstram que o treino de resistência proporcionado pelo levantamento de pesos fornece a carga mecânica importante para melhorar e aumentar a densidade óssea.

4 – Contribui para a saúde do coração. Tanto o treino cardio como o levantamento de pesos contribuem para a saúde cardiovascular. Equilibrar a tensão arterial, controlar o peso, melhorar a função cardiovascular, a força muscular, a resistência e o metabolismo, são os principais pontos a favor do seu coração.