Queimar calorias é igual a manter uma boa memória. Pelo menos é o que diz a última pesquisa da Universidade de Cambridge que descobriu que fazer exercício físico poder ser a chave para manter a tua matéria cinzenta em forma.

 

Para te ajudar a manter uma memória de aço, aqui tens algumas dicas:

  1. Treina para a memória

Na manhã após a noite anterior, agarra os teus ténis, não uma aspirina. Apenas 30 minutos de corrida revertem danos cerebrais induzidos pelo álcool, de acordo com pesquisas da Universidade de Colorado Boulder.

2. Escolhe o verde

Troca a tua visão de torres de grande altura e carros, por jardins ou praia, ajuda a afastar a depressão. A Universidade de Exeter descobriu que optar por uma área mais verde leva a melhoramentos na saúde mental, enquanto que novas urbanizações fazem com que se sinta o oposto. Aproveita as tuas férias para não fazer nada e usufruir de lindas paisagens.

3. Diminuir a pressão

Ter a pressão sanguínea elevada é tão mau para a tua mente como para o teu coração, promovendo as lesões cerebrais que levam á demência. O que podes fazer: podes lanchar uma mão cheia de nozes todos os dias para reduzir as moléculas causadoras da elevada pressão.

4. Descansa

Sentes que passaste por 8 rondas de exercícios de ginásio após uma noite de insónias? Mesmo uma noite privada de sono liberta substâncias químicas que também estão associadas a danos no cérebro, de acordo com uma pesquisa sobre o sono de Christian Benedict. Experimenta uma sesta NASA: bebe um café expresso na tua pausa do almoço e tira uma sesta. Irás despertar novamente.

brain-illustration-1940x900_352695. Coisas sexy

Bebe um chocolate quente todos os dias para reparar o fluxo dos vasos sanguíneos no cérebro e manter a tua mente afiada com a idade. Os flavonóides do chocolate e proteínas do leite formam uma bebida mega fixante para o cérebro. Os benefícios  do chantilly ainda não estão confirmados.

6. Endurecer

Braços fortes são sinónimo de mente forte. Um estudo Norte-Americano descobriu que músculos fracos estão ligados a altos riscos de demência, enquanto o mais forte de 10% dos participantes do estudo fosse, tinha menos dois terços de probabilidade de ter a doença de Alzheimer. Pensa bem enquanto estás a lutar para finalizar a ultimo set no ginásio.

7. Metais pesados

A não ser que seja por indicação médica, deixa esse suplemento de ferro. Os homens não necessitam tanto deste suplemento como as mulheres. Acumulações de ferro por longos períodos está ligado a elevados riscos da doença de Alzheimer. Escolhe frango em vez de carnes vermelhas para abrandar a acumulação de ferro.

8. Exercita-te

Aquele crescente batimento cardíaco que sentes quando o teu chefe entra no escritório, é um perigo tardio. As hormonas de stress são um gatilho para o inicio tardio da doença de Alzheimer, de acordo com um estudo da Universidade de Temple.

9. Ataques

Se és o mais nervoso de todos os teus colegas de trabalho, respira fundo e acalma-te. A explosões de raiva triplicam o risco de AVC durante 2 horas, por isso, quando começas a sentir que te estás a enervar, conta até 10 e exala por mais tempo do que inalas. E se for possível, afasta-te um pouco do local onde estás.