Comprar uma lâmina de barbear não é uma grande ciência, mas a tua cara irá beneficiar se tirares algum tempo para fazer a escolha certa em relação ao instrumento que fazes deslizar pela tua pele várias vezes por semana.

Vamos dar-te umas dicas para saberes que tipo de lâmina funciona melhor para cada tipo de pele.

Tipo de pele: Seca

Melhor lâmina a usar: Qualquer

Já deves ter amaldiçoado a tua pele seca e escamosa antes, mas desta vez, não. Para um bom barbear numa pele seca, o truque está na preparação. No que toca às lâminas, podes escolher aquela que mais te agrada. Tens muitas no mercado, até já existem umas com 5 lâminas e tecnologia de cabeça flexível para que o barbear seja mais suave nos pontos mais curvos da face. Para que a tua pele fique bem quando a barbeares, o ideal é lubrificá-la antes e durante o barbear, para que a pele fique ultra macia.

shave_page-bg_13140É importante que no fim de barbeares passes um creme hidratante, de preferência com factor de protecção solar acima de 15. Deves passar este creme hidratante na pele todos os dias para que da próxima vez que te barbeares a pele não esteja tão escamosa.

Tipo de pele: Sensível

Melhor lâmina a usar: Navalha

Se tens tendência a ter a pele irritada, escolhe barbear com navalha. Porquê? Menos golpes levam a menos irritação na pele.

Podes minimizar os golpes e cortes com um cuidado extra. Uma vez mais a chave é a preparação — especialmente nas peles sensíveis.

O que deves fazer: aplicar um óleo pré-barbear antes e depois do banho, depois usa o creme de barbear quando usares a navalha. O calor da água quente do banho ajuda a lâmina a deslizar facilmente pela pele.

A preparação para barbear deve adicionar apenas 40 segundos à tua rotina diária matinal — tempo bem empregue se for para evitar os golpes e cortes.

Tipo de pele: Oleosa

Melhor lâmina a usar: Qualquer

A pele oleosa é, numa palavra, fácil. A pele oleosa é a mais resistente, os homens que a têm podem usar qualquer tipo de lâmina.

Os óleos naturais que se encontram em cada folículo tornam o barbear muito mais fácil. Aplica um óleo pré-barbear assim que saíres do banho e os pelos irão sair que nem “manteiga”.

dad-shaving-sonPor isso o tipo de lâmina a usar, neste caso, vai de acordo com a tua preferencia — podes optar por uma lâmina de longa duração, é amiga do teu orçamento e mais fácil de substituir.

Tipo de pele: Normal

Melhor lâmina a usar: Máquina de barbear

Se a tua pele não é demasiado sensível, podes usar uma lâmina com alguma energia por trás. O bónus maior: barbear será num minuto.

As máquinas de barbear são boas para homens com pressa e que preferem um barbear mais rente — e para aqueles que são mais envergonhados com os métodos convencionais, cremes e bálsamos.

Já existem vários tipos de máquina de barbear, umas permitem que as lâminas se movimentem lado a lado, em vez de forma rotativa. Este movimento impede que a lâmina comprima o pêlo sob a pele, evitando os pêlos encravados ou irritação.

African American man shaving face with electric razor
African American man shaving face with electric razor

Se ocorrer irritação, com uma escova de dentes (nova e que irás usar apenas para a barba) massaja suavemente a pele em movimentos circulares, podes fazê-lo com um óleo especifico pós barbear. Faz estes movimentos todos os dias até voltares a barbear, vais ver como os pêlos encravados acabarão.