A próxima versão do Android já está a ser desenvolvida pela Google e já temos algumas novidades sobre o sistema operativo.

Normalmente, as actualizações as novas versões do Android são reveladas no Google I/O, que este ano acontece de 18 a 20 de Maio, mas quem possui um Nexus já pode experimentar o novo Android N.

AndroidN_00

Tal como o nome indica, com o Android N vai ser possível possível ter mais do que uma janela aberta, tal como já acontece com o iOS. O utilizador pode facilmente arrastar a linha divisória, e assim definir o espaço para cada app.

Outra das notificadas são as respostas directas às notificações. Desta forma o utilizador não necessita de abrir a app, podendo responder directamente da área de notificações.

Ao nível da organização das notificações há também novidades pois estas passam a estar agrupadas por aplicação.

Esta nova versão do Android irá também melhorar significativamente o consumo de bateria assim como o consumo de RAM graças ao projecto Svelte que estreou no Android 4.4. Com o Android N, o Doze++ (a versão do Doze para Marshmallow), entrará em modo de economia assim que o ecrã se desligue.

O Android N deixa de lado o Java Apache e passará a usar o OpenJDK da Oracle.

Esta versão está disponível para o Nexus 6P,Nexus 5X, Nexus Player, Nexus 6, Pixels C e Nexus 9. A versão final deverá chegar a partir de Setembro e ainda não há informações sobre a que corresponderá o “N”.