A ModaLisboa começou ontem, 11, com a apresentação de Sangue Novo, uma mostra das colecções Outono/Inverno para 2016/17, de jovens designers portugueses, com a angolana Nair Xavier em destaque.

Entre os participantes (Banda (by Tiago Loureiro), Carolina Machado, Cristina Real, David Catalán, Inês Duvale, Patrick de Pádua, Rúben Damásio, Sara Santos,Tânia Nicole), Patrick de Pádua foi o seleccionado pelo júri da Moda Lisboa para participar sazonalmente no evento, já partir de Outubro.

Depois de Sangue Novo, Nair Xavier, David Ferreira, Valentim Quaresma e Nuno Gama desfilaram com as suas criações.

Nesta estação, Nair Xavier inspirou-se no mar Egeu e na biodiversidade fóssil marinha para a construção das peças e seleção de cores e materiais. A década de 1960 serviu de referência para a silhueta e estética da coleção. Com uma paleta cromática maioritariamente neutra e sóbria com tons de nude, branco e bege, as propostas da jovem designer contaram também com pequenos apontamentos de bordeaux, tons de castanho avermelhado, azul-marinho e preto.

A Moda Lisboa KISS continua hoje, com os desfiles de Olga Noronha, Ricardo Andrez, Rose Palhares, Christophe Sauvat, Pedro Pedro, Alexandra Moura, Carlos Gil, Morecco e Miguel Vieira.