“Não há confusão nenhuma. Não é o modo carnal, é muito espiritual. É uma missão de Deus.” É desta forma que Francisco Sabalo Pedro, angolano de 68 anos, justificou ao Jornal de Notícias a relação que mantém com 43 mulheres, que deram fruto a 217 filhos.

Não percebemos se estariam a falar de povoar Angola, mas Francisco e as mulheres acreditam que esta relação é a sua missão na Terra, mas há um resquício de sentimento de culpa para este homem atarefado. “Eu na verdade sei que estou no erro, mas o erro está comigo”, disse na entrevista.

Sobre a possibilidade de disputas causadas pelo ciúme, “é uma missão que estamos a acompanhar ao serviço de Deus, portanto não há ciúme”, explica uma das mulheres. Há um bom entendimento entre todas. “Se precisarmos de alguma coisa, pedimos ao pai [forma como trata o marido], e ele ajuda, não há problema nenhum.”

Oficialmente, Francisco tem apenas 167 filhos (50 já morreram) e uma esposa, embora viva com mais 42 mulheres. Se fizermos uma média, este homem foi pai a cada cinco meses em 40 anos.