Já há muito que os jogadores da Xbox One pediam para que fossem levantadas as restrições de jogo limitadas à sua consola, que não permitiam interagir com outras redes e plataformas.

A Microsoft atendeu finalmente ao pedido e abriu agora a sua rede Xbox Live para outras consolas. Para já é limitada, mas depende apenas da vontade da Sony e de outras redes.

xboxelite-1.0.0Na prática, a novidade vem abrir o mundo dos jogos e permitir que os utilizadores de qualquer consola consigam jogar contra outros utilizadores noutras redes de jogos e noutras consolas. O primeiro jogo a dar esta possibilidade, ainda este ano, é o já lançado Rocket League.

A Microsoft ressalva que neste cenário, os jogadores da Xbox Live vão ter a possibilidade de jogar contra outras redes ou simplesmente jogar apenas contra outros jogadores com Xbox One.

ps4

A Microsoft lança também um convite e um repto a outras redes de jogos e em especial à Sony, para que abracem esta nova possibilidade. Para que chegue a bom porto é necessário que existam alterações nas outras redes, para suportar a novidade.

Os programadores foram também convidados a criarem ou adaptarem os seus jogos para poderem funcionar neste modo de rede de jogos global, aumentando assim o seu alcance.