Bebe café e o teu cérebro dorminhoco pode não ser a única parte do teu corpo a beneficiar: o café pode prevenir os teus intestinos do cancro, descobriu uma nova investigação da Universidade da Carolina do Sul.

No estudo, pessoas que bebem café ou descafeínado apresentam menos 26% de probabilidade de desenvolver cancro colorectal — o quarto tipo de cancro mais comum — do que aquelas que não consomem esta bebida.

E não precisas de beber grandes quantidades deste para fazer a diferença. iStock_03_27_14_coffee_morning

As pessoas que beberam entre uma a duas chávenas de café por dia, apresentaram menos 22% de probabilidade de ser diagnosticadas com cancro do cólon, do que pessoas que beberam menos do que uma chávena por dia. Aqueles que consumiram mais duas chávenas e meia de café por dia, viram o risco ser diminuído por 54%.

Como a ligação permaneceu quer em quem consumiu café, quer em quem consumiu descafeínado, os investigadores acreditam que outro componente do café, para além da cafeína, seja a chave.

Componentes designados melanoidinas — que são formadas durante o processo em que o café torra — pode apressar a motilidade no cólon ou a rapidez com que o alimento se move através do intestino, diz o autor do estudo Dr. Stephen Gruber. Isto é importante porque uma motilidade rápida reduz o tempo ao qual o intestino está exposto a potenciais agentes perigosos, explica o Dr. Gruber.

Assim, continua a beber o teu café matinal — apenas garante que o consomes sem açúcar e que o combinas com estratégias saudáveis, como actividade física regular e uma alimentação rica em frutas e vegetais, para protegeres o teu intestino.

[Fancy_Facebook_Comments]