“Rostos e Espaços” do moçambicano Mário Macilau em Luanda

Rostos e Espaços é o título da Exposição individual do fotógrafo moçambicano Mário Macilau, a sua primeira em Angola, enquadrada na 1ª Edição do programa Vridrul Convida, a inaugurar quinta-feira, dia 21 de Abril no Espaço Luanda Arte (ELA) pelas 19h com Curadoria de Keyezua.

“Vidrul Convida é uma sequência natural e um complemento à plataforma Vidrul Fotografia, e um agradecimento por parte da AM-ARTE pela parceria real desenvolvida. Anualmente, terá a responsabilidade e o privilégio de convidar e expôr o trabalho de um fotografo Pan-Africano”, indica o comunicado enviado às redações.

Nesta 1ª Eedição em 2016 o convite recaiu sobre Mário Macilau, um dos artistas africanos com mais exposição e louvor internacional nos seus (aparentes) poucos anos de trabalho, tendo desenvolvido a sua narrativa com fotografias socialmente fortes, engajadoras e provocantes, que não deixam qualquer espectador indiferente.

A exposição concentra trabalhos de The Price of Cement (2013) e Living on the Edge (2014). A primeira, mostra a trágica realidade de meninos e meninas que trabalham em operações ilegais de ensacamento de cimento em Moçambique. A segunda, retrata uma lixeira no Kenya – uma das maiores no continente – onde a queimada e os resíduos não-tratados representam um risco grave para a saúde mas, ao mesmo tempo, uma fonte de renda (importante mas escassa) para milhares que vivem e trabalham na área. Infelizmente, são temas universais em África.”

TRABALHO DE PRETO
nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.