Pequeno facto conhecido: a tua transpiração não deita cheiro. Só se torna suor quando se mistura com as bactérias presentes na tua pele.

E embora os novos tecidos apropriados para desporto façam um excelente trabalho a absorver a transpiração da tua pele, eles também providenciam um ambiente ideal para o crescimento e desenvolvimento de bactérias.

Resultado: a tua roupa de ginásio adquire um determinado odor com o tempo.

As bactérias adoram as misturas de poliéster usadas nas roupas técnicas. Um único conjunto de fibras dá toneladas de micróbios e as lavagens regulares não os eliminam.

As coisas tornam-se definitivamente mais fétidas quando deixas as tuas roupas de treino suadas no saco de treino, no armário, mesmo que seja por algumas horas. A maioria dos homens não tem noção do nível de cuidados que estes materiais necessitam para eliminar estes odores.

Assim, poupa os teus companheiros de ginásio — e o teu próprio nariz — seguindo estes passos de limpeza.

1. Pré-enxaguar e deixar ao ar

Atenção imediata é fundamental. Há quem defenda que após o treino deves levar a roupa para o chuveiro e depois colocá-la a secar.

Vale a pena os olhares estranhos, se pensares que estás a eliminar imediatamente uma boa quantidade de suor e bactérias. Coloca-os no saco e, em seguida, lava o equipamento o mais rápido possível assim que chegares a casa.

Se não for possível lavares logo, pelo menos estende a roupa num local arejado e seco. Uma pilha de roupa por lavar no chão, não é mais uma opção viável.

roupa ginásio2. Lava bem as peças sujas

Adiciona uma chávena de vinagre branco e uma colher bicarbonato de soda á água de lavagens da roupa. Isto irá separar as bactérias dos tecidos.

Ainda ficou cheiro? Mergulha os itens durante uma hora, em água limpa com 1 chávena de vinagre branco, 2 colheres de chá de água oxigenada e 2 colheres de bicarbonato de sódio.

aer_gymduffel_gym5-13. Não desfaças os teus esforços

Evita usar amaciadores e produtos que ajudam a engomar, com estes tecidos — eles têm um revestimento que pode comprometer a capacidade de drenagem.

E lava a tua mala de ginásio de vez em quando. Primeiro, verifica a etiqueta de lavagem. Se a mala for lavável na máquina, vira-a do avesso e remove quaisquer peças metálicas. Em seguida lava-a num programa delicado e coloca-a secar ao ar. Mala de pele? Enche-a com papel de jornal para neutralizar odores.