Quando decides fazer um regime alimentar em que diminuis as quantidades de calorias ingeridas, não estás só a contribuir para o teu bem estar físico a nível visual como a favorecer o teu humor, sono e função sexual.

Esta informação é a conclusão de um estudo publicado no Jama Internacl Medicine, onde cientistas pediram a 100 homens e mulheres de peso “normal” e com excesso de peso que cortassem 25% da quantidade de calorias que ingeriam diariamente. Os resultados foram comprados com os de pessoas que não fizeram qualquer mudança na dieta.

Em média os participantes que reduziram a ingestão de calorias perderam cerca de 7,5kg. Reportaram ainda dormir melhor e ter mais líbido do que os participantes que continuaram a comer como normalmente faziam.

Mas, claro, cortar tantas calorias não é tarefa fácil. Os cientistas descobriram que, no geral, o grupo em restrição calórica só conseguiu cortar com sucesso 11,9% da sua ingestão calórica diária. O que prova, ainda assim, que pequenos cortes (especialmente no que não lhe faz bem), podem fazer uma grande diferença no bem-estar.