Quer queiras juntá-lo com ovo escalfado numa tosta ao pequeno almoço, ou mergulhar os teus Doritos num guacamole enquanto assistes um jogo de futebol, a verdade é que o consumo de abacate está a aumentar exponencialmente.

Esta fruta tem-se tornado também numa opção nos almoços rápidos. Nota-se através do aumento das saladas com este super alimento, nas sanduíches ou mesmo na compra desta fruta nos supermercados. 

Vamos mostrar-te 7 razões para te juntares a esta evolução verde.Guacamole

  1. Perder peso será mais fácil

Muito é feito com esta fruta rica em gordura mas, isto não significa que tenhas de a cortar da tua dieta de perda de peso. Na verdade, o jornal Nutrition descobriu que adicionar abacate à tua marmita faz com que te sintas mais satisfeito após a refeição, o que reduz a tua vontade de petiscar nas próximas 5 horas, por 28%.

2. Vais manter o assassino mais comum de lado

Dados assustadores mostram que a maioria das mortes masculinas são provocadas por ataques cardíacos. Esta é a razão pela qual vale a pena fazer escolhas alimentares inteligentes, no que toca ao colesterol é extremamente essencial.

Felizmente, uma pesquisa da Archives of Medical descobriram que adicionar abacate à nossa salada diária do jantar reduz os níveis de entupimento das artérias em 22%.

3. Torna qualquer refeição mais saudável

Existe outro bónus para te deliciares com as gorduras boas do abacate. Eles aumentam a absorção de antioxidantes de outros ingredientes no teu prato por 15 vezes, diz a American Society for Nutricional Sciences.

Isto significa mais munições para combater os radicais livres, abrandando a taxa de morte das células do teu corpo, o que reduz o risco de desenvolveres um vasto número de doenças — desde cancro, a Alzheimer ou doenças cardíacas. Torna todos os ingredientes em super alimentos.

Abacate4. O teu risco de diabetes irá diminuir

Há mais em ter uma dieta rica em fibras, do que sentires-te satisfeito mais tempo e manteres o intestino saudável. Com cerca de 13 gramas de fibra em cada abacate — é cerca de metade da ingestão recomendada — eles são igualmente o ingrediente perfeito para acabar com o risco da diabetes tipo 2.

Através de uma melhor regulação dos açucares no sangue e da diminuição dos picos de insulina após as refeições, investigadores do Colégio Imperial de Londres fizeram a ligação de dietas ricas em fibra com o baixo risco de desenvolvimento da diabetes.

5.  Minimiza a ameaça do grande C

Aqui está uma estatística de peso: 77% das calorias em abacates vêm de gordura. Mas não desesperes, uma significante proporção dessa gordura consiste em Ácido Oleico, que não só impede o crescimento e desenvolvimento de células cancerígenas como também mata as células tumorais, explica uma pesquisa da Nutricion Hospitaleira.

Fatias de abacate

6. Diminui a pressão sobre os ataques cardíacos

Esquece as famosas bananas como o famoso fornecedor de potássio da tua dieta, os abacates providenciam cerca de 50% mais por 100g. Mas enquanto isto parece importante, o que de facto uma alta dose de potássio faz pela tua saúde?

Bem, uma pesquisa publicada no jornal British Medical provou que este mineral liberta a válvula na tua pressão sanguínea elevada que, por sua vez, corta a teu risco de ataque cardíaco. Razão suficiente para te apaixonares por esta fruta.

7. É mais saboroso que uma multi-vitamina

E tem o mesmo efeito. Cada fruta contém 26% da tua dose diária recomendada (DDR) de vitamina K para ossos fortes, 13% DDR de vitamina B6 para um cérebro activo e 10% DDR de vitamina E para o desafio da idade na pele.

Delicia-te e cuida de ti!