Dicas para acordar cedo para treinar

Treinar por si só já requer uma boa dose de boa disposição e falta de preguiça, imagina levantar cedo para treinar. É possível mas é preciso que tenhas alguma força de vontade. Para te ajudar, damos algumas dicas importantes.

Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer. E se a isto se juntar um treino matinal, mais saúde se tem.

O exercício físico deve fazer parte da rotina diária e com a azáfama do dia-a-dia é cada vez maior o número de pessoas que opta por treinar logo pela manhã. Contudo, nem sempre é fácil sair da cama para ir transpirar (literalmente). Mas esta não é uma tarefa impossível de todo.
Segundo o site Mind Body Green, existem alguns truques bastante práticos e que permitem qualquer pessoa se transformar numa madrugadora.

1. Começar com um treino por semana em horário diurno. Para se criar um novo hábito, convém ir com calma e, por isso, o site sugere que se escolha um dia da semana para se fazer um treino logo pela manhã. Depois é só aumentar a frequência até que o passe a ser um hábito diário.

2. Apostar nas aulas de grupo. O mais indicado é aderir às primeiras aulas de grupo do ginásio. Em alguns estabelecimentos, é possível frequentar uma aula logo às 7h00.

3. Pensar no pós-treino. Acordar cedo para treinar pode ter um efeito negativo a nível psicológico, mas se a pessoa pensar que já não terá que treinar mais o resto do dia e que tem o final de tarde e a noite disponível para a família e amigos a motivação para acordar cedo é logo outra.

4. Olhar para os resultados. Assim que o treino diurno começa a ser rotina, há que analisar o antes e o depois, vendo os resultados não apenas a nível físico, mas também emocional e psicológico. Os níveis de cansaço também devem ser comparados.

5. Contar aos colegas de trabalho. Não há nada mais eficaz para o ego do que ser elogiado e de certeza que não faltarão oportunidades para tal quando começares a contar aos colegas que tens força de vontade suficiente para treinar logo pela manhã.

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.