Praticar exercício mantém o teu cérebro jovem, sugere um novo estudo da Universidade Columbia e da Universidade de Miami.

Investigadores questionaram algumas pessoas com mais de 40 anos sobre os seus hábitos de praticar exercício e testaram as suas habilidades cognitivas. Cinco anos depois os cientistas voltaram a testar de novo os cérebros destas pessoas.

Algumas habilidades mentais decaem a partir dos 30 anos, explica o autor do estudo Dr. Clinton Wright. Mas os participantes que praticavam exercício moderado ou intenso, como correr ou nadar, mostraram ter um menor declínio, após um período de cinco anos, do que as pessoas que eram mais sedentárias. Os participantes activos apresentaram uma memória melhor e eram capazes de pensar mais depressa.

Na verdade, praticar exercício durante a vida, pode ser tão bom para o teu cérebro como regressar no tempo 10 anos, de acordo com os modelos matemáticos dos investigadores.

Uma explicação possível: actividade física impulsiona o fluxo sanguíneo para o cérebro, oxigenando, nutrindo e removendo toxinas no cérebro, a um elevado nível, explica o Dr. Wright. O exercício também combate a diabetes, hipertensão e inflamação — condições que podem lentamente prejudicar o teu cérebro.

Se és mais sedentário, já tens aqui razões mais do que suficientes para começares a fazer aquela caminhada, se não gostas de exercícios muito intensos, cuida do teu corpo e da mente. 

[Fancy_Facebook_Comments]