Portugal lança moeda em homenagem a Eusébio

Eusébio, um dos maiores símbolos do Sport Lisboa e Benfica, falecido em 2014, vai ser a cara de uma moeda de colecção portuguesa, com um valor facial de 7,5 euros (8,2 USD).

A moeda foi desenhado por um famoso ilustrador luso, André Carrilho, vai entrar em circulação a partir da próxima segunda feira. Segundo o Banco de Portugal, “a distribuição da moeda ao público será efetuada através das instituições de crédito e das tesourarias do Banco de Portugal”.

A moeda, produzida em cuproníquel, apresenta numa das faces a figura de Eusébio em movimento de remate, e na outra a representação do busto do antigo futebolista, orlada com as legendas laterais Eusébio e Portugal 2016.

Ao serviço do Benfica, o antigo jogador conquistou, entre outros títulos, 11 campeonatos nacionais e uma Taça dos Campeões Europeus. O ‘Pantera Negra’, como ficou conhecido, ganhou uma Bola de Ouro e duas Botas de Ouro.

No Mundial de Inglaterra de 1966, em que Portugal terminou na terceira posição, foi o melhor marcador, com nove golos.

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.