A gigante tecnológica Google revelou esta quarta-feira o Google Assistant – um assistente virtual que pretende competir com a Siri, da rival Apple. A novidade foi apresentada no âmbito da conferência Google I/O que decorre até ao próximo dia 20 em Mountain View, no estado norte-americano da Califórnia.

Este assistente vem substituir o Google Now, que já permitia fazer algumas pesquisas rudimentares por voz. A partir de agora, vai ser possível ter conversas mais realistas com os aparelhos que corram o sistema operativo Android, para tornar a experiência de pesquisa cada vez mais natural. Este novo aliado para o dia-a-dia dos utilizadores vai estar integrado em todas as outras novidades apresentadas pela Google esta tarde.

Se um assistente virtual não chegar, a Google dispõe ainda de um assistente pessoal integrado com as principais funções disponíveis numa casa: o Google Home – um concorrente directo da Alexa. Este pequeno aparelho funciona como uma espécie de centro de comandos para a casa. Por exemplo, através do Google Home, podes controlar a música que toca numa determinada zona da casa, fazer chamadas e pesquisas apenas com a voz.