A Copa América já está na fase de apuramento para os quartos-de-final, com México, Venezuela e Argentina já com um pé mais próximo da final da competição.

Ontem o dia ficou marcado pela brilhante exibição de Messi que marcou um hat-trick, em 30 minutos contra o Panamá (5-0).

Seguem aqui algumas curiosidades sobre esta competição, que pela primeira vez acontece nos estados Unidos da América.

416338273-copa-america-taca

– O primeiro torneio aconteceu em 1910, na Argentina e contou com a participação do Uruguai e Chile. A Argentina foi campeã goleando os rivais. Foi o primeiro torneio intercontinental na América com mais de dois participantes mas a Conmebol não reconhece este torneio como a primeira Copa América.

– A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) foi fundada após o sucesso da primeira edição da Copa América.

– A competição comemora o seu centenário, mas só foram realizadas 45 edições do torneio.

– Nunca houve uma edição da Copa América em que nenhum dos três países (Uruguai, Argentina e Brasil) ficaram fora dos quatro primeiros lugares.

– O México é o convidado mais participativo. Desde 1993 esteve em todas as edições com boas campanhas (foi vice-campeão em 1993 e 2001 e terceiro lugar em 1997 e 1999).

– Com a conquista do torneio de 2011, o Uruguai é o maior vencedor da Copa América, com 15 títulos. A Argentina fica logo atrás com 14.

– A primeira edição da Copa América ficou marcada pela falta de árbitros e a final foi apitada pelo treinador da selecção chilena.

– Na edição de 1999, Ronaldo, “o fenómeno”, teve de jogar de fraldas por causa dos laxantes que andava a tomar para perder peso. Brasil foi campeão e o jogador foi o melhor marcador da competição, com cinco golos.

– Todos os torneios da Copa América realizados no Brasil e no Uruguai foram ganhos pelo país anfitrião.

 As edições de 1975, 1979 e 1983 não tiveram sedes. A Copa América foi realizada com jogos no sistema ida-e-volta nestas três edições.

[Fancy_Facebook_Comments]