Como usar uma jaqueta de pele com estilo

Os casacos de pele nos inícios de 1900 eram usados como casacos de voo, pelos primeiros pilotos de aviação. Desde essa altura até aos nossos dias, o casaco de pele continua a ser um essencial de estilo para muitos homens. Entretanto, é fundamental saber como usá-lo para não pôr em risco o seu próprio “voo”.

Desde o seu aparecimento como casaco de aviação, esta peça já assumiu uma série de papéis diferentes, com Marlon Brando no filme The Wilde One, no palco central nos anos 70, ou com bandas de punk como the Sex Pistols que vieram resgatar para o seu próprio estilo este item.

Neste momento, as marcas oferecem uma infinidade de estilos de casacos e jaquetas em pele apostando em referências subculturais e tendências contemporâneas, tais como o preppy, cowboys, punks, bikers e até desportivo.

Ou seja, com tanta escolha, como usar uma jaqueta de pele hoje? Lê o nosso simples mas completo guia sobre as #5 formas de usar este item tão fashion, independentemente do teu estilo pessoal ou da ocasião.

#1 Contemporâneo Arrojado

Uma mistura eclética de bordados, tachas e detalhes define o novo revestimento de couro na moda masculina. Jaquetas que vêm ricamente ornamentados com padrões florais pintados à mão, marcações militares em ouro ou acentuado com pregos. Estes detalhes podem ser vistos nos braços e no peito, criando uma quase tatuagem no corpo.

A maior tendência nas jaquetas, no entanto, é o aplique de declarações no casaco. Palavras bordadas, uma frase ou um animal, um pássaro ou plantas que suavizam a aspereza da jaqueta de couro.

Estilizar o look com uma roupa neutra, sem outros padrões, deixando a jaqueta ser a peça principal do coordenado.

#2 Biker Rock

The leather perfecto – um casaco assimétrico, com um revestimento de inspiração motoqueira – ruge ao longo de uma canção punk rock para uma mistura de motoqueiro e durão. Rico em detalhes, peças metálicas formado por fechos, botões e botões de pressão, bem como bolsos frontais e lapelas de ombro.

Deve ser usado num look Total Black, com um denim rasgado e uma t-shirt de lavagem vintage, reforçando a rebelião roqueira, enquanto camisas xadrez emitem uma vibração dos anos noventa e injetam um pouco de cor no monocromático. O calçado podem ser botas de motoqueiro ou umas botas de estilo Chelsea. Para uma imagem de new-wave punk arrisca usar uns Derbi. Para terminar accessoriza o look com jóias metálicas.

#3 Luxo Desportivo

O estilo desportivo nem sempre significa casacos de lycra ou de material de algodão. A jaqueta de couro perfecto é uma peça essencial do vestuário, usado como um luxo definitivo quando se une a pullover e t-shirts.

Podes usar por baixo do casaco um hoodie (pullover com capucho) em algodão, com um fato de treino, ou umas calças slim fit para um estilo urbano confortável.

Para completar o coordenado podes optar por um saco desportivo em couro também e uns ténis ou sapatilhas para o calçado.

#4 Colegial Cool

Nem toda a gente se vê numa faixa de rodagem ou a sair estilosamente da sua Harley Davidson. Sendo assim considere usar uma forma mais formal e eclética escolhendo o casaco bomber de inspiração colegial tal qual equipa de futebol da Universidade. Quando não é de couro, é de lã ultra quente, apenas as mangas são de couro. Preto e azul são uma combinação de cores subtil e mantem o aspeto despreocupado mas chique deste tipo de casaco.

#5 Chique Parisiense

O homem parisense tem a sua própria liga quando se trata de estilo. Simples, mas chique. Na verdade sempre num estilo minimalista a jaqueta de pele é uma opção elegante para vestir de dia ou de noite. O casaco tem uma gola formal, como se fosse uma camisa, o couro é levemente texturizado, como se fosse couro de bezerro, e deve assentar perfeitamente como se fosse uma peça de alfaiataria.

Trata-se de uma paleta maioritariamente escura e monocromática, variando entre brancos e cinzentos. É feito um jogo de camadas de malhas ou então usa-se com uma camisa de botões. Dependendo da temperatura pode ser usado com umas botas de estilo Chelsea de couro também, ou com uns sapatos lace-up (de atacadores) para manter o refinamento parisinense.

#6 Charme no Escritório

A jaqueta de couro também tem um o seu lugar no escritório moderno. De estilo bomber e jamais biker (motoqueiro), pode-se considerar esta peça numa camurça castanha ou marrom em vez de preto polido. Por ser para o local de trabalho, deve-se evitar qualquer tipo de acessório extra, enfeites e estofamento pesado, deixando o resto do visual simples.

Todos os zips, botões e bolsos devem ser mantidos a um mínimo. Da mesma forma, selecionar um colarinho e punhos minimais – nada excessivamente com nervuras poque isso vai dar um aspeto mais colegial do que corporativo.

Por fim, basta adicionar uma camisa e gravata estreita e atual para criar o look perfeito para o trabalho.

Este é um artigo do parceiro:

Colaboradora da BANTUMEN e criadora da Bellucci Image Consulting. Nos seus artigos, Tânia convida-o a entrar no mundo da moda e conhecer as tendências.