Os pilares para uma vida saudável são uma boa alimentação e o exercício físico. Vários nutricionistas conceituados nos EUA revelaram à revista Self tudo que precisas saber para estares e te sentires melhor fisicamente.

1 – Aplicar o mindfulness na alimentação.

Por mindfulness entende-se a atenção plena, ou seja a concentração única em algo. No caso da alimentação, a prática de mindfulness ajuda não só a comer menos e melhor (uma vez que não existem distrações) como também a ter uma relação mais saudável com a comida.

2 – Não fazer nada que esteja fora dos limites.

O controlo é também uma regra para se ter um estilo de vida saudável, devendo a pessoa conhecer as suas capacidades e limites, seja no que toca ao exercício como no que diz respeito à alimentação, que se quer equilibrada e nutritiva (independentemente do tipo de dieta seguida, se tradicional, se vegetariana, se vegana, se paleolítica, etc.).

3 – Tomar sempre o pequeno-almoço.

Esta é uma das regras mais defendidas pelos especialistas, uma vez que permite controlar os níveis de fome e de gula ao longo do dia.

4 – Comer sempre vegetais de folha verde.

Pode ser apenas uma a duas chávenas por dia, o importante é que seja todos os dias e sem exceções.

5 – Ter sempre tempo para um ou dois snacks.

Por muito atarefada que a pessoa esteja, deve sempre conseguir tirar alguns minutos para comer pausadamente um snack a meio da manhã e outro a meio da tarde. Estes são os melhores.

6 – Planear sempre as refeições.

São precisos apenas alguns minutos no domingo à noite para planear as refeições para a semana toda. Pode dar algum trabalho, sim, mas já pensou que pode reduzir os níveis de stress e evitar comer mal com este simples hábito?

7 – Cozinhar todos os dias.

Uma das melhores formas de comer sempre bem, evitando ganhar peso, é cozinhar em casa. Só assim se sabe que se está a usar alimentos de qualidade e se tem uma maior noção acerca dos temperos aplicados (o que ajuda a controlar os níveis de sal).

8 – Ter sempre frutas por perto.

Uma taça na secretária, outra na cozinha da empresa e um cesto em casa. Consumir fruta é fundamental e esta deve estar sempre à ‘mão de semear’.

9 – Cuidar de si.

Como dissemos em cima, ter um estilo de vida saudável não implica apenas comer bem. É preciso fazer por isso e, acima de tudo, cuidar do corpo e da mente. As massagens, as viagens e os mimos (sim, podem ser doces) são essenciais para o equilíbrio.

[Fancy_Facebook_Comments]