Alberto Pereira troca personagens de obras de arte renascentista por negros

Alberto Pereira é um designer brasileiro que tem surpreendido com as usas obras inusitadas. Imagina um quadro renascentista como a Monalisa e que no seu lugar está um artista negro brasileiro como Milton Nascimento ou Seu Jorge.

O empreendedor, artista gráfico e designer criou o projecto Negro Nobre porque a maioria destas obras de arte representam pessoas brancas e europeias.

De acordo com o artista, o trabalho não é para apontar o que é certo e o que é errado. É mais para gerar uma discussão e ver como as pessoas entenderiam o facto de que os negros, naquela altura, também eram parte integrante da sociedade.

“Sempre gostei de trabalhar com colagem. Um belo dia, tive a ideia e o fiz com o meu rosto. Gostei do resultado e guardei para mim”, citou o R7.

Entre as várias personalidades que dão vida às “novas” obras de arte, a cantora Sandra de Sá foi uma das escolhidas e que acabou por ver e gostar bastante do seu quadro.

“Ela gostou para caramba e partilhou. Aí comecei a ver que, além da graça, também é um trabalho de empoderamento. Comecei a conceituar”, disse Pereira.

Os trabalhos vão ser expostos nas ruas do Rio de Janeiro, de onde é natural o artista.

nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.